Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

Entre os melhores, Braz luta contra tensão para o Rio: ''Tentando acalmar''

O ranking mundial do salto com vara deste ano mostra que Thiago Braz pode chegar forte nos Jogos Olímpicos. Com marca de 5,85m na temporada, seu nome aparece entre os cinco melhores do mundo na prova, compartilhando espaço com os campeões olímpicos e mundiais. A pouco mais de 30 dias para a Rio 2016, o brasileiro diz estar com boa técnica, preparo físico e vê evolução nos treinamentos após longo período morando e sendo lapidado na Itália. Diante disso, traçou planos para trabalhar o que considera chave para conseguir render seu melhor: sua tranquilidade. 


- Estou tentando acalmar. Porque eu sei que vai ser um pouco difícil para mim. Competição grande é uma pressão maior. Eu sinto mesmo. Mas, estando no Brasil, a gente tem que tentar converter essa pressão. Vendo as pessoas torcendo por mim, quero tentar fazer um bom resultado.

Thiago treina e mora em Formia, na Itália, desde o fim de 2014. Na Europa, ele trabalha sob os comandos do ucraniano Vitaly Petrov, renomado sobretudo por ter sido técnico de Sergey Bubka e Yelena Isinbayeva, recordistas mundiais do salto com vara masculino e feminino. Este ano, sua melhor marca é de 5,85m em pista aberta. Em pista fechada, bateu o recorde sul-americano com 5,93m. 

Na reta final de sua preparação, aponta que está ainda mais seguro após correções feitas nos últimos meses. Em um momento chave, diz que encontrou mais confiança em si mesmo. Ele também deixa seu psicológico sob os cuidados de Petrov. 

 - Começamos a acertar a marca, a técnica. Depois que  gente acertou, estou mais confiante em mim. Acredito que pode sair um bom resultado, mas preciso ter calma e acertar o dia certinho. 

Mesmo com números que o colocam entre os destaques, Thiago não conseguiu mostrar todo seu potencial nas principais competições recentes. Em 2015, não brigou por pódio no Pan e no Mundial. Em março, repetiu o cenário no Mundial Indoor e reconheceu a pressão sentida. 

Nesta sexta-feira, ele ratificou sua vaga nos Jogos Olímpicos ao vencer o Troféu Brasil de Atletismo com a marca de 5,70m. Ele chegou a tentar passar pela barreira de 6m, mas falhou nas três tentativas. Após o torneio nacional em São Bernardo do Campo (SP), Braz retorna para a Europa. O treino segue, o trabalho psicológico também. Três competições são previstas na Alemanha, e o atleta deve retornar ao Brasil bem perto da abertura dos Jogos.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet