Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Serra Dourada

Garimpeiros descobrem nova área com ouro em Pontes e Lacerda; 200 estão no local (fotos)

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Garimpeiros descobrem nova área com ouro em Pontes e Lacerda; 200 estão no local  (fotos)
Os garimpeiros remanescentes da ‘corrida do ouro’ na ‘Serra do Caldeirão’, em Pontes e Lacerda (457 km de Cuiabá), descobriram uma nova área com ouro no município. Segundo o delegado Gilson Silveira, cerca de 200 pessoas estão no local em busca do minério. No último final de semana (01 e 02), 23 foram presos pela exploração ilegal.


Leia mais:
Vinte são presos com maquinário em novo garimpo de Pontes e Lacerda
 
“Com a vinda de muitos garimpeiros, eles começaram a pesquisar em todas as áreas ao redor. Quando alguém encontra ouro a notícia corre e a coisa volta a ficar do jeito que estava antes. È uma terra da União, ninguém tem autorização para fazer lavra e nem pesquisa. Estamos com pessoas do Brasil inteiro aqui, então é difícil o controle”, disse o delegado em entrevista ao Olhar Direto.
 
Conforme o delegado, os garimpeiros ficam em um pequeno morro, mas que é muito íngreme. De lá, eles conseguem ter uma visão de todos os ângulos, o que possibilita ver a chegada da polícia: “É como se fosse em um morro no Rio de Janeiro (RJ). Quando eles veem alguma pessoa estranha se aproximando, correm para o mato e se escondem. Fica difícil até mesmo fazer a repressão no local”.
 
O problema na região não é só a questão da exploração ilegal do ouro. Segundo o delegado, há informações de que o local seja ponto de consumo e venda de drogas: “Também tem questões relativas a armas e roubo aos próprios garimpeiros”. Ao todo, são aproximadamente 200 pessoas que tentam encontrar o minério na chamada ‘Serra Dourada’.
 
Por conta da maior facilidade em fugir do local, os garimpeiros estão utilizando ferramentas mais rústicas, com as quais não terão prejuízos caso tenham que fugir e abandonar os equipamentos. Ainda conforme o delegado, as pessoas estão encontrando uma quantidade considerável de ouro, porém, não soube precisar ainda o montante.
 
No último final de semana (sexta-feira e sábado), uma operação conjunta das policiais Civil e Militar foi feita na ‘Serra Dourada’. Na sexta-feira foram 19 pessoas presas pelo exploração ilegal de ouro. No sábado, mais três foram detidos. Vale ressaltar que tal prática é crime federal, já que a área pertence à União.
 
Serra do Caldeirão
 
Em 2015 a região da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda, ganhou destaque nacional pelo surgimento de um garimpo ilegal. Duas desocupações por determinação da Justiça Federal foram realizadas. Por conta disso, uma espécie de ‘Corrida do Ouro’ tem acontecido, já que muitos garimpeiros estão se deslocando para a região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet