Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

alunos mobilizados

Estudantes ocupam Seduc em protesto contra PPP e assinam termo de compromisso

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Estudantes ocupam Seduc em protesto contra PPP e assinam termo de compromisso
Na tarde desta segunda-feira (11), estudantes da rede estadual de ensino de Cuiabá ocuparam a sede da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) em protesto contra a implementação das Parcerias Público Privadas (PPP’s) no ensino público. Os alunos ainda se reuniram com representantes do governo e assinaram um termo de compromisso. Apesar de a Seduc se posicionar otimista quanto as desocupações, os estudantes dizem que o movimento ainda é forte.


Leia mais:
Reunião que decidiria possível desocupação de escolas é adiada; ocupações são investigadas

De acordo com os cartazes espalhados pela sede da Seduc, os estudantes se mostram contrários à proposta de conciliação divulgada pelo Governo do Estado na última sexta-feira (08). Como é possível identificar, uma das reivindicações dos estudantes é a revogação total das Parcerias Público Privadas (PPP’s).

Segundo assessoria da secretaria, foi elaborado pelos alunos em conjunto com a Seduc um documento que colocaria um fim nas ocupações. “O documento que nós assinamos hoje indica o avanço que a gente tem com o diálogo, a postura da Seduc sempre aberta a construção participativa, esse documento teve assinatura conjunta, todo mundo estava dentro da sala, cada linha foi construída e pensada, o resultado é uma agenda de comunicação periódica, semanal, um representante da Seduc sempre estará em contato direto com os estudantes, além do que os estudantes tem convite e cadeira cativa na Comissão Interinstitucional de Diálogo para a Educação onde outros membros de outras instituições participam, tais como a promotoria, o Ministério Público, sindicatos e órgãos voltados a educação para discutir a nova escola, a escola que nós pretendemos fazer no futuro”, explica Flávia de Oliveira Pires, assessora especial do secretário da Seduc, Marco Marrafon. A assessoria ainda afirma que a desocupação pode iniciar nesta quarta-feira (12). “Só 15 [escolas ocupadas] e nós temos um apontamento de que amanhã outras escolas deverão ser desocupadas também”, finaliza.

Apesar da visão positiva sobre o início das desocupações revelada pela assessoria da Seduc, o representante da AME, Gabriel Henrique, mostra a convicção do movimento estudantil. “Não vamos arredar o pé enquanto todas as nossas pautas não forem contempladas: revogação total do edital das PPP’s, ela {PPP’s] não representa os estudantes, a gente luta por uma escola 100% pública, gratuita, laica e de qualidade”, pontua Gabriel.

Sobre a ocupação das escolas, Gabriel ainda diz que “por enquanto mantemos as escolas ocupadas, desocuparemos apenas a Seduc, mostrando que o movimento está resistindo e tem força, mas nada impede que ocupemos 50 escolas caso o diálogo não continue”, enfatiza.

O estudante afirma a reportagem do Olhar Direto que a ocupação já dura 49 dias e deixou bem claras as reivindicações estudantis. “Queremos a aprovação da CPI da educação e a revogação total das Parcerias Público Privadas (PPP’s). Esta é a terceira reunião com o governo, estamos mantendo o diálogo, tínhamos 30 escolas [ocupadas], hoje temos 15, mostrando que estamos dispostos ao diálogo. Assinamos um termo de compromisso, onde ele [governo] se compromete a religar a água e a luz das escolas que estão cortadas, e se compromete a manter o diálogo semanal”, se posiciona o estudante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet