Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

troca no staff

Segundo secretário de Saúde no governo Taques deixa o cargo e João Batista assume pasta

28 Jul 2016 - 10:54

Da Redação - Laíse Lucatelli e Ronaldo Pacheco

Foto: Junior Silgueiro / GcomMT

Segundo secretário de Saúde no governo Taques deixa o cargo e João Batista assume pasta
Atrasos nos repasses para os municípios, insatisfação de prefeitos e parlamentares, constante queda-de-braço com a equipe econômica e alvo de ataques dos deputados e pefeitos resultaram na queda no secretário de Estado de Saúde, médico Eduardo Bermúdez. Ele formalizou o pedido de demissão ao governador José Pedro Taques (PSDB) na manhã desta quinta-feira (28). Taques confirmou a mudança para a reportagem do Olhar Direto. Bermudez passou quase dez meses no cargo, em substituição ao antecessor Marco Aurélio Bertúlio.


No lugar de Bermudez, o ex-secretário de Saúde de Nova Mutum, João Batista Pereira da Silva, assume o comando da pasta. Ele atuou na gestão do prefeito Adriano Pivetta (PDT). A nomeação do novo titular deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado, e até lá se dará o processo de transição. 

Essa é segunda mudança na pasta, que já teve Marco Aurélio Bertúlio, como titular. Em meio uma crise com repasses, Bertúlio pediu exoneração em outubro de 2015, alegando motivos pessoais, porém, rumores sobre sua saída o acompanharam desde seus primeiros meses na pasta, pelo mesmo motivo atual -- deputados e prefeitos demonstravam insatisfação com a condução da Secretaria de Saúde.

Eduardo Bermudez pede demissão ao governador Pedro Taques

Nota do Governo

O Gabinete de Comunicação (Gcom) divulgou nota confirmando a notícia da reportagem do Olhar Direto, de que o  governador José Pedro Taques anunciou nesta quinta-feira (28.07) uma mudança no comando da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O atual secretário Eduardo Bermúdez deixa de exercer sua função à frente da pasta para dar lugar a João Batista Pereira da Silva.

A nomeação do novo titular deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado. Até lá, Bermudez e João Batista devem intensificar reuniões de trabalho, que já vêm ocorrendo entre os dois e demais membros da equipe, para dar continuidade ao planejamento adotado para a pasta.

Taques agradeceu o empenho de Bermudez pelos quase 10 meses na Secretaria de Saúde, que tem um dos maiores orçamentos do Estado, e afirmou que ele seguirá colaborando com o Governo em outras funções.

No release, o GCom explica que João Batista Pereira da Silva tem experiência de mais de 10 anos como secretário de Saúde de Nova Mutum - 243 quilômetros ao Norte de Cuiabá, onde contribuiu para melhorar os índices de saúde locais, com foco na atenção básica.

Uma das principais metas do novo secretário de Saúde será fortalecer a integração da pasta com secretarias e consórcios municipais de saúde. “Nós queremos aplicar aqui no Estado, com a anuência do governador, e com a parceria de todas as secretarias de Estado, um trabalho de aproximação do interior com as secretarias”, ponderou João Bastia Pereira, em declaraçao ao GCom.

Conhecedor da realidade da saúde nos municípios mato-grossenses, tanto na Grande Cuiabá quanto no interior, João Batista afirmou que a meta da gestão será melhorar o atendimento aos cidadãos.

“Conhecemos a realidade dos municípios, sabemos das dificuldades que o Estado enfrenta, sabemos também das dificuldades que a capital enfrenta, com a convergência de pacientes de todo interior para a Grande Cuiabá, então nós pretendemos harmonizar e realmente fazer com que a saúde possa chegar ao cidadão, cuidando realmente das pessoas”, justificou o novo titular da Secretaria de Saúde, segundo a nota do GCom.

Currículo

João Batista Pereira da Silva nasceu em Frederico Westphalen (RS) e tem 48 anos. É graduado em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), do Rio Grande do Sul.

Atuou como secretário de Saúde do município de Nova Mutum no período de 2001 a 2007. Em 2008 foi secretário municipal de Administração de Nova Mutum. Voltou a ocupar o cargo de secretário de Saúde municipal de 2013 até abril deste ano.

Atualizada às 11h45.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet