Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Secretário vê saldo positivo na abertura mas alerta para desafio

Em coletiva concedida, na manhã deste sábado (6), no Rio Media Center, o Secretário Executivo de Coordenação da Prefeitura, Rafael Picciani, fez um balanço positivo do esquema operacional montado para a realização da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas, na noite anterior, no Maracanã. O secretário destacou a fluidez na chegada e saída das delegações de atletas e chefes de estado e na evacuação do Maraca após a festa. Por isso, agradeceu à população por ter seguido as recomendações da prefeitura, sobretudo, a de utilizar o transporte público. 


Como esperado, tivemos um dia de colaboração dos cariocas, desde o primeiro bloqueio. A população seguiu a orientação de usar transporte público. Praticamente todos os espectadores da cerimônia usaram o transporte público. O deslocamento das autoridades também transcorreu muito bem. Todos conseguiram acessar e sair do Maracanã dentro do previsto. A prefeitura celebra o sucesso do dia da Cerimônia de Abertura e agradece à população por ter seguido as orientações. Temos um saldo e balanço positivo - declarou o secretário, ressaltando posteriormente que, uma hora depois do fim da cerimônia, todos os atletas já haviam chegado à Vila Olímpica. 

Apesar do sucesso, Picciani reconheceu que houve alguns problemas durante a operação montada para a cerimônia. Especialmente na saída do público após o espetáculo. Alguns estrangeiros chegaram a se queixar da dificuldade de alguns agentes do metrô em transmitir informações em inglês. Outro problema foram as mudanças nos itinerários das linhas de ônibus, que não foram totalmente assimiladas pelos motoristas. 

- É evidente que os ajustes vão sendo feitos aos poucos. Se o turista já sair sabendo qual será seu destino, vai facilitar a vida dele. Tenho certeza de que temos um aparato que informa o cidadão. Mas se identificarmos algum tipo de falha, buscaremos atuar. Você não consegue preparar todas as empresas, consórcios, motoristas de ônibus para as mudanças. Nós pedimos desculpas à população, reconhecemos que é possível ter havido algum transtorno nas linhas de ônibus - desculpou-se Picciani. 

A operação da prefeitura envolveu três fases de bloqueios de vias: a primeira à meia-noite de quinta para sexta; a segunda, pela manhã do dia da abertura e a terceira, ao meio-dia, fechando uma área maior do que a interditada para a final da Copa do Mundo, em 2014. Ao todo, até as 20h, horário de início da abertura, a prefeitura estima que o metrô recebeu mais de 26 mil passageiros. E após o término da cerimônia, 30 mil embarcaram nos trens da SuperVia. Segundo Picciani, à 1h de sábado, a região do Maracanã já estava vazia.

Passada a cerimônia de abertura, o grande desafio agora é a prova de ciclismo de estrada, que acontece neste sábado, gerando bloqueios por toda a orla da cidade, já que o trajeto percorrido pelos ciclistas vai de Copacabana à Guaratiba. Também há expectativa pelo esquema montado para segunda-feira (8), primeiro dia útil das Olimpíadas no Rio. Há interdições previstas, por exemplo, na região dos Parques Olímpicos da Barra e de Deodoro. Ainda assim, o secretário Rafael Picciani acredita que é possível minimizar os impactos, mas entende que é possível que haja alguns transtornos. Por isso, pediu, mais uma vez, a colaboração dos cariocas. 

- A rotina pode fugir da normalidade. O deslocamento pode ser mais lento, o ônibus pode parar por conta de batedores. Mas não é para sempre. E a população se planejando pode evitar algumas situações. Ontem (5), tivemos uma situação de mochila esquecida, que gerou bloqueio de vias. É uma situação que pode acontecer. A população pode se deparar com alguma situação de serviço aquém do que ela esperava em circunstâncias que não é possível evitar. Continuamos recomendando que a população utilize o transporte público como único meio de transporte para as arenas olímpicas. Recomendamos que as pessoas vão aos eventos com três horas de antecedência - encerrou o secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet