Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

tempo seco

Secretaria de Saúde faz alerta sobre baixa umidade do ar em Cuiabá

O período de estiagem e o aumento do número de queimadas favorecem a baixa umidade relativa do ar. O quadro atual é preocupante e a Secretaria de Saúde de Cuiabá está alertando a população sobre a necessidade de adotar cuidados a fim de prevenir doenças relativas a esta condição do clima.

O período de estiagem e o aumento do número de queimadas favorecem a baixa umidade relativa do ar. O  quadro atual é  preocupante e  a Secretaria de Saúde de Cuiabá está alertando a população sobre a necessidade de adotar cuidados a fim de prevenir doenças relativas a esta condição do clima.


A bióloga Lidiane Ximene, da Vigilância em Saúde Ambiental da secretaria, explica que a umidade do ar nada mais é que a razão entre a quantidade de vapor de água contida no ar e a quantidade máxima que o ar pode conter sob as mesmas condições de temperatura e pressão. A técnica informa que a Vigilância Ambiental inclusive realizou um levantamento da umidade relativa do ar média em Cuiabá durante 2008 e, apesar de que em 76% dos Boletins da Qualidade do Ar a umidade esteve entre os padrões aceitáveis ou ideais (de 30% a 60% segundo a Organização Mundial de Saúde), a população deve tomar alguns cuidados no período de estiagem.


“É importante alertar que neste período frequentemente ocorrem dias com baixa umidade do ar e com agravamento dos focos de calor e a emissão de poluentes é comum ocorrerem complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, podendo provocar sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos”, frisa a bióloga.

Por isso ela ressalta algumas medidas de prevenção que podem ser tomadas pela população nesse período:

- Quando a umidade relativa do ar estiver entre 20 e 30%, é melhor evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, umidificação de jardins etc; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.

- Se a umidade estiver entre 20 e 12%, é recomendável suspender exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; e seguir as orientações anteriores.
- Se a umidade for menor do que 12% é preciso interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados; manter umidificados os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, hospitais etc.

Além dessas medidas, acrescenta Lidiane Ximenes, é recomendável usar colírio ou soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas e beber muita água. “A população pode verificar como está a umidade do ar em nosso município acessando no site oficial da Prefeitura Municipal de Cuiabá o Boletim da Qualidade do Ar emitido pela Vigilância em Saúde Ambiental”, conclui a bióloga.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet