Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

rondonópolis

Entidades organizam o 1º Fórum Lixo & Cidadania

Promover a redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos urbanos, são alguns dos objetivos do Fórum Lixo & Cidadania.

Promover a redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos urbanos, sensibilizar para a consciência coletiva de educação ambiental e a problemática do lixo urbano, são alguns dos objetivos do Fórum Lixo & Cidadania que será realizado em Rondonópolis, nos dias 26 e 27 de agosto.


Para organizar a primeira edição do evento, desde maio, representantes de entidades ligadas ao meio ambiente e educação, além de instituições municipais e clubes de serviços, vêm se reunindo para elaborar a formatação do fórum.

A programação do evento contempla palestras sobre o lixo em Rondonópolis e formas de reciclagem, entre outros temas relacionados aos resíduos sólidos urbanos e suas implicações no meio ambiente.

No segundo dia de evento os organizadores pretendem colher sugestões da população sobre os problemas ambientais do município, principalmente os relacionados ao lixo. O debate também servirá para definir formas de viabilizar idéias e projetos que possam beneficiar o meio ambiente em Rondonópolis.

Segundo Lindinalva Jordão, umas das organizadoras do fórum, o objetivo é promover um espaço de discussão e de possíveis soluções para os problemas ambientais do município. “Queremos contribuir para uma melhor gestão dos resíduos sólidos em Rondonópolis e apresentar soluções para o lixo produzido, como por exemplo, a implantação da coleta seletiva”, explica.

Para participar do fórum, que será realizado no saguão do Colégio Sagrado Coração de Jesus, os participantes devem preencher uma ficha, disponível com os organizadores. Mais informações pelo telefone (66) 9613-0988 e no e-mail lixoecidadania@hotmail.com.

Fórum Nacional e Estadual

O Fórum Nacional Lixo & Cidadania foi criado em 1998 por iniciativa do UNICEF e com a participação de 19 instituições. Um ano depois, foi lançada a campanha “Criança no Lixo Nunca Mais”, convidando a sociedade brasileira a se indignar com essa situação e a buscar soluções que permitissem retirar do trabalho com lixo cerca de 45 mil crianças.

O Fórum Nacional Lixo & Cidadania é um espaço de articulação, composto por mais de 50 instituições que planejam e implementam ações para erradicar o trabalho de crianças e adolescentes com o lixo, apoiar e fortalecer o trabalho de catadores com a coleta seletiva, a reutilização e a reciclagem do lixo e erradicar os lixões, recuperando as áreas já degradadas e implantando aterros.

O Fórum Estadual Lixo & Cidadania – Mato Grosso foi criado em junho de 2000 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e UNICEF. Em 2008, com o apoio do Banco do Brasil e de outras instituições, o Fórum revigorou suas ações, com o desdobramento e implantação de Fóruns Municipais de Lixo & Cidadania, em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Programa Nacional Lixo & Cidadania.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet