Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Pesquisadores da Embrapa visitam agroindústrias na Baixada Cuiabana

Os pesquisadores Fenelon do Nascimento Neto, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Roberto Machado, do Centro de Tecnologia de Alimentos e Agroindústria do Estado do Rio de Janeiro, visitaram as instalações de seis agroindústrias, localizadas nos municípios da Baixada Cuiabana. O objetivo é realizar um curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para os técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e entidades ligadas ao setor, no mês de novembro.


O curso tem como finalidade garantir a qualidade e a segurança de alimentos processados em agroindústria de pequeno e médio porte. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Embrapa - Agroindústria de Alimentos, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Empaer. O curso, com duração de 44 horas, abordará informações técnicas sobre procedimentos padrão de higiene (PPH), manual de boas práticas, adequação das agroindústrias conforme a legislação.

Segundo Machado, a ideia é oferecer informações teóricas e práticas, enfocando aspectos para a produção de alimentos sem contaminação, práticas que evitam a depreciação prematura do produto e oferecer aos participantes condições de elaborar manuais de boas práticas de fabricação. “É importante capacitar técnicos que possam exercitar na prática as orientações obtidas sobre os procedimentos, desde uma rotulagem de alimento até a comercialização, fazendo adequação das agroindústrias por intermédio dos multiplicadores”, explica Roberto.

A nutricionista da Empaer e Articuladora Estadual da Rede Temática da Agroindústria, Denise Ávila Guterres, comenta que o evento será direcionado para 25 técnicos, com a meta de verificar o fluxo de produção, melhoria da higiene, adaptação dos equipamentos aos processos tecnológicos e adequação da legislação sanitária . Conforme Denise, após o curso será feito um diagnóstico sobre a atual situação das agroindústrias e os técnicos capacitados vão montar projeto para a correta adequação e funcionamento das demais empresas.

Os pesquisadores conheceram algumas farinheiras, laticínios, fábrica de rapadura, açúcar mascavo e outros. Visitaram os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Várzea Grande e Cuiabá. Participou também da visita o engenheiro agrônomo da Empaer e coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário (Prodesa), Márcio Gaio. A visita foi no fim do mês de julho (29 e 30.07).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet