Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política BR

Líder nas pesquisas, candidato à prefeitura de Curitiba diz que já 'vomitou ao sentir cheiro de pobre'

Durante uma sabatina realizada nesta quinta-feira, na PUC do Paraná, o candidato à prefeitura de Curitiba Rafael Greca (PMN) disparou uma frase, no mínimo, polêmica.


Perguntado sobre o que fará, caso eleito, em relação ao crescimento do número de moradores de rua na cidade, Greca mencionou Papa Francisco, sugeriu a criação de albergues com serviços essenciais e citou sua passagem como membro assistencial da Casa dos Pobres da Igreja Católica.Play

Em certo momento, ao relembrar um "causo", disparou: "Eu nunca cuidei dos pobres, eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez que tentei carregar um pobre e pôr dentro do meu carro eu vomitei por causa do cheiro", declarou Greca durante o evento, promovido pelo curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA), em parceria com a Escola de Educação e Humanidades (EEH) e a Escola de Direito (ED).

Greca pede desculpa por "falta de clareza"

Por meio de sua assessoria de imprensa, Rafael Greca procurou o EXTRA. Em nota o candidato pede desculpas pela "falta de clareza em seu discurso" durante a sabatina. Leia na íntegra:

"Peço perdão pelas minhas palavras. Não tive a capacidade de explicar a dificuldade que vivi ao tentar realizar o trabalho de resgate social na minha juventude. Mais uma vez, descontextualizam o que falo para tentar enganar as pessoas. Ontem, durante a Sabatina na PUC, ao exaltar o difícil trabalho dos educadores sociais e das irmãs de caridade, comentei sobre o quão difícil é essa missão. Com sinceridade disse que não tenho a capacidade desses profissionais para o resgate, mas que acima de tudo, admiro, respeito, faço e farei o possível e impossível para mudar o quadro de abandono nas ruas. Peço que me perdoem pela falta de clareza do discurso. Não me interpretem mal".

Mais tarde, no Facebook, Greca postou um vídeo de desculpas e escreveu: "Peço perdão por não ter sabido me expressar em minha fala na sabatina da PUC ontem, quis dar ênfase ao grande mérito do trabalho de assistência social. Não usei a palavra "pobre" no sentido de classe social. Aqui, meu pedido de perdão com sinceridade, respeito e amor".

Líder nas pesquisas, Greca já foi prefeito de Curitiba

De acordo com os últimos números do Ibope, Greca estaria com 45% das intenções de voto, bem à frente do atual prefeito Gustavo Fruet (PDT), que aparece com 19%.

Engenheiro e urbanista de formação, já comandou a capital paranaense entre 1993 e 1996, sendo sucessor de Jaime Lerner. Já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e ministro do Esporte e do Turismo no governo FHC.

Aos 60 anos, deixou o PMDB, por conta de desavenças com o senador Roberto Requião, cujo filho concorre ao cargo de prefeito e aparece em terceiro nas pesquisas. No pequenino PMN, Greca se coligou com outros seis partidos, entre eles o PSDB, do governador Beto Richa.

De família tradicional em Curitiba, Greca também é escritor, poeta e pesquisador. Em sua campanha, tem utilizado um tom saudosista, fazendo autorreferência à época em que foi prefeito, nos anos 90. O slogan? "Volta, Curitiba".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet