Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

jogos escolares

Garoto supera a hiperatividade e conquista medalha de bronze na natação

Garoto supera a hiperatividade e conquista medalha de bronze na natação
O estudante Antônio Dresh, 14 anos, de Sinop, é um exemplo de como o esporte pode ajudar pessoas de diferentes formas. Medalha de bronze na prova dos 100 metros estilo peito da natação nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa, ele foi diagnosticado com hiperatividade e déficit de atenção aos seis anos de idade. O médico então recomendou aos pais que ele praticasse um esporte para liberar a energia e ficar mais calmo durante o dia.


Leia Mais:
Bandido sofre acidente e rouba casal que tentava prestar socorro a ele

Antes de começar a nadar, Antônio era um menino inquieto, estressado e tinha muitas dificuldades de prestar atenção na sala de aula. Depois de começar a praticar o esporte ele se transformou. Hoje é bem mais calmo e amigo de todo mundo. “Foi incrível o que o esporte fez com ele”, disse a técnica, professora Sara Rezende, orgulhosa do pupilo.

De acordo com assessoria do Governo, a trajetória para ser o terceiro melhor nadador do país (sub 14) é repleta de percalços. Antônio é bolsista no Colégio Alternativo e para dar suas braçadas na piscina também dispõem do benefício na escola de natação ‘Pica Pau’.

Se não fossem esses benefícios provavelmente ele não estaria na modalidade. “Os pais dele são sitiantes e os materiais de natação são caros. O short com que ele compete, que é de segunda mão, foi comprado meio a meio, os pais deram a metade e eu completei o valor”, disse a professora Sara.

A continuidade no esporte foi importante para o garoto, já que sua família não teve condições financeiras de prosseguir o tratamento médico. Só a consulta do neurologista, por exemplo, custa em média R$ 300 e os remédios também são caros. Então há quatro anos a hiperatividade de Antônio tem sido controlada pela natação, afirmou sua técnica.

Competição

A conquista do garoto significa muito para um Estado de pouca tradição na natação. Antônio ficou entre os melhores do Brasil ao lado de potências da modalidade, como Rio Grande do Sul, Paraná e Espirito Santo.

O primeiro resultado expressivo veio na sexta-feira (23.09), quando o garoto se classificou para a final dos 50 metros nado de peito. Na final ele chegou na sexta colocação.

A medalha de bronze veio no sábado (24), na disputa dos 100 metros nado de peito. Antes de cair na piscina, a técnica disse para Antônio fazer o melhor, que não importasse a colocação dele, se em primeiro ou em último. “Se ele desse o seu melhor ela já estaria satisfeita”.

O garoto incorporou as orientações da técnica, fez uma boa prova e garantiu a medalha de bronze. Ao analisar mais friamente o desempenho do estudante, Sara disse que a largada não foi muito boa, mas a virada foi excelente. “Se não fosse a largada ruim e as dores musculares que ele sentiu durante a prova ele poderia ter ficado em primeiro. Mas essa terceira colocação é significativa demais, porque realmente ele se esforçou. Essa é uma grande vitória de um garoto que começou a nadar aos seis anos por causa da hiperatividade”, enfatizou a professora.

Antônio fez parte da delegação de Mato Grosso (modalidades individuais), que conquistou 18 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa, sendo nove de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

A fase das individuais terminou na sexta-feira (23). Neste domingo (25) começam as disputas nas modalidades coletivas de futsal, handebol, vôlei e basquete. Mato Grosso tem chance de medalha principalmente no handebol, com a equipe formada por estudantes de Campo Verde.

O Governo de Mato Grosso custeou todas as passagens aéreas (ida e volta) para os 183 membros da delegação do Estado, entre estudantes, técnicos, dirigentes e equipe médica.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet