Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política BR

21 candidatos foram presos nas primeiras horas da eleição, diz TSE

02 Out 2016 - 10:43

Fernanda Calgaro e Luciana Amaral/Do G1, em Brasília

Vinte e um candidatos foram presos em flagrante em todo o país nas primeiras horas da eleição deste domingo (2), segundo boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado por volta das 10h50. Os nomes e os partidos dos detidos não foram informados pela Justiça Eleitoral.

Deste total, quatro candidatos foram presos por realizarem boca de urna, 14 por divulgarem propaganda não-permitida, dois por corrupção eleitoral e um por motivo não informado.

Ainda de acordo com o TSE, também foram registradas ocorrências com outros 19 candidatos, mas sem prisão.

Além das detenções de candidatos, a Justiça Eleitoral informou que, nas primeiras horas de votação, ocorreram 142 prisões de eleitores por boca de urna, propaganda proibida e corrupção eleitoral, além de transporte ilegal de passageiros.

Houve ainda, conforme o TSE, outras 123 ocorrências nos municípios envolvendo eleitores, mas sem resultar em prisão.

Urnas eletrônicas

Até o balanço das 10h12, havia registro de 786 urnas substituídas nas seções eleitorais do país, número equivalente a 0,18% do total de equipamentos instalados.

De acordo com o TSE, serão utilizadas 433 mil urnas eletrônicas na votação deste domingo, o maior número já registrado na história das eleições no país.

De acordo com a Justiça Eleitoral, 68 mil urnas foram reservadas para eventualmente substituir equipamentos que vierem a apresentar defeito ao longo da votação.

Eleição em números

Mais de 144 milhões de eleitores devem ir às urnas para escolher os próximos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios. Ao todo, são 16.565 candidatos a prefeito e 463.376 candidatos a vereador, o que totaliza 496.896 candidatos em todo o Brasil.

Não há eleição apenas no Distrito Federal e em Fernando de Noronha (PE), que não têm prefeitos e vereadores.

Durante todo o dia, mais de 1,7 milhão de mesários trabalharão na eleição, sendo que 593 mil são voluntários.
Segundo o Ministério da Defesa, 488 municípios em 16 estados terão o apoio de tropas federais nas eleições municipais deste ano.

Em 102 cidades, o efetivo federal será destacado para dar apoio logístico. Em outros 396 municípios, a atuação será na área de segurança. Conforme o ministério, cerca de 25 mil militares atuarão no processo eleitoral.

Horário de votação

As mais de 450 mil seções eleitorais distribuídas pelo país para a votação dos eleitores estarão abertas das 8h às 17h.

Documentos para votar

Para votar, é obrigatório que o eleitor apresente um documento oficial de identificação com foto, que poderá ser, por exemplo, carteira de identidade ou identidade funcional (como a da OAB). Também são aceitos certificados de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Ainda que não seja obrigatório, o tribunal recomenda a apresentação do título de eleitor para facilitar a localização da zona eleitoral e da seção de votação (consulte o número do título e o local de votação).
Os eleitores, no entanto, não poderão votar se identificando apenas com o título, uma vez que o documento não tem foto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet