Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Curso dá nova oportunidade a pessoas resgatadas em trabalho escravo

Trabalhadores egressos de trabalho degradante ou análogo a escravo têm a oportunidade de aprender uma profissão e concluir o ensino fundamental. Foi assinado nesta segunda-feira (10.08), um termo de cooperação entre o Governo do Estado, Procuradoria Regional do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Sesi, Senai e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA). O evento foi no Senai do Cristo Rei, em Várzea Grande, e contou com a participação dos alunos da primeira turma do projeto.


Inicialmente, serão atendidos 19 trabalhadores, todos encaminhados pela Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso (SRT) e resgatados em ações do Grupo Móvel de Fiscalização. Eles vão fazer o curso de eletricista industrial. Além da qualificação, eles também terão elevação de escolaridade com conclusão das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.

Os alunos Lidiana Domingues Valverde, de 19 anos, e Jorge Augusto de Souza, de 22 anos, são alguns dos participantes do projeto. Eles trabalhavam na Fazenda Lagoa Azul, no município de Rosário Oeste e foram resgatados numa ação da SRT. “Acredito que com esse curso terei condições de conseguir um emprego com carteira assinada e melhores condições de trabalho. É uma oportunidade boa para quem, como nós, não tem muita chance e acaba aceitando trabalhar por qualquer coisa”, destacou Jorge Augusto.

A qualificação de trabalhadores egressos é uma iniciativa pioneira do estado de Mato Grosso. “Estamos na frente de todos os demais estados do país, pois fomos o segundo a implantar a Agenda do Trabalho Decente, mas já superamos inclusive o estado da Bahia, que foi o primeiro, com ações como essa. Pretendemos implantar esse projeto nos demais municípios e ampliar o atendimento aos trabalhadores que são resgatados nas ações de fiscalização da SRT”, afirmou o secretário-adjunto da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), José Rodrigues Rocha Júnior.

Em Querência, por exemplo, uma turma com 14 alunos egressos de trabalho escravo participam do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas. No caso, os trabalhadores participantes deste treinamento são oriundos de uma ação realizada no município de Pontal do Araguaia.

Também participaram da solenidade o diretor da AMPA, Décio Tocantins, o superintendente da SRT, Valdiney Arruda, o diretor regional do Senai, Gilberto Figueiredo, o superintendente do Sesi, Luiz Augusto Moreira da Silva, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Edson Bueno.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet