Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de maio de 2017

Notícias / Esportes

Ex-BBB que virou atleta paralímpico compartilha experiência com participantes dos jogos universitários em Cuiabá

Da Redação - Lázaro Thor Borges

06 Nov 2016 - 16:57

Foto: Marcio Camilo - Seduc/Sael-MT

Fernando Fernandes sofreu acidente em 2009

Fernando Fernandes sofreu acidente em 2009

O atleta paralímpico Fernando Fernandes, que é tetra campeão mundial de paracanoagem e participa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) como padrinho do evento esteve em uma roda de conversa neste sábado (06) com diversos atletas da competição em Cuiabá. Fernando, que em 2002 participou do reality show Big Brother Brasil (BBB), falou sobre como foi o seu processo de recuperação depois de ter sofrido um acidente de carro, em 2009.

“Na hora a pancada é muito grande e você só tem duas opções: se vai continuar ou se vai desistir. Não existe o talvez. E na mesma hora eu decidi continuar, refazer a minha vida. Dias depois da cirurgia eu já comecei a treinar do jeito que dava. A nossa maior motivação somos nós mesmos”, enfatizou o paratleta, que antes do acidente era modelo internacional.

O secretário da Promoção do Direito da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso (órgão ligado a Casa Civil), Marcione Mendes de Pinho, também participou do evento. A conversa tratou sobre a inclusão das pessoas com as deficiências com os atletas que participam dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem de 3 a 13 de novembro em Cuiabá.

Marcione, que também é cadeirante, respondeu a várias perguntas dos universitários sobre superação e as atuais políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência. O secretário destacou que a conversa de inclusão social tem que ser debatida no dia a dia para conscientizar as pessoas.  

 “No esporte você não reconhece a deficiência, mas sim a potencialidade da pessoa como atleta. O deficiente não precisa de piedade. Ela precisa de respeito e de oportunidades”, pontuou.

O JUBs é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com o Governo do Estado, Federação Mato-grossense de Esportes Universitários, com apoio da prefeitura de Cuiabá e Assembleia Legislativa.

Integração

A edição do JUBs em Cuiabá vem com a proposta de promover a integração entre os atletas paralímpicos e não paralímpicos.

Uma das ações nesse sentido foi incluir pela primeira vez nos jogos as modalidades paralímpicas de natação e tênis de mesa, com o objetivo de que os universitários com deficiência, e os não deficientes, façam amizades e ocupem o mesmo espaço de competição.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet