Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de julho de 2017

Notícias / Ciência & Saúde

Golpe no WhatsApp engana usuários com promessa de créditos para celular

Tech Tudo

19 Nov 2016 - 10:03

Um novo golpe está enganando os usuários do WhatsApp, segundo um alerta da empresa de segurança PSafe Tecnologia. Desta vez, os alvos são clientes de planos pré-pagos que são convidados a participar de uma suposta promoção para ganhar créditos grátis para celular.

Segundo dados da PSafe, mais de 25 mil brasileiros já foram vítimas da ameaça em menos uma semana. Vale lembrar que o mensageiro é atingido constantemente por esse tipo de armadilha devido à sua popularidade: são mais de 100 milhões de usuários no Brasil.
 
Golpe usa falsa promoção para enganar usuários do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)Golpe usa falsa promoção para enganar usuários do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)

O golpe consiste em uma mensagem que chega pelo app de mensagens com o texto: "Créditos Grátis para Celular" acompanhado de um link para uma página externa. Ao abrir o site, há instruções para que o usuário compartilhe a suposta promoção com dez amigos e cinco grupos. A tática é a mesma presente em ameaças denunciadas previamente, como o que usava o nome da Latam para oferecer falsos descontos em passagens aéreas.

Em seguida, o usuário é levado a fazer o download de um aplicativo fraudulento que pode roubar seus dados. O mecanismo também pode pedir o número de celular e cadastrá-lo em serviços de SMS pagos. Para evitar esse tipo de ataque, os usuários devem ter cautela ao receber links de qualquer pessoa pelo WhatsApp. Além disso, é altamente recomendado ter um antivírus no celular para impedir a instalação de programas mal intencionados. Veja aqui uma lista com os melhores antivírus para Android. Para o iPhone (iOS), uma opção é o Avast SecureMe.
 
Golpe usa falsa promoção para enganar usuários do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)Golpe usa falsa promoção para enganar usuários do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet