Olhar Direto

Quarta-feira, 29 de março de 2017

Notícias / Ciência & Saúde

Com 320 beneficiários, AACC em Mato Grosso realiza ações preventivas

Da Redação - Lázaro Thor Borges

24 Nov 2016 - 14:50

Com 320 beneficiários, AACC em Mato Grosso realiza ações preventivas
A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) conta hoje com 320 beneficiários de diversas regiões do Estado. De acordo com o presidente da instituição, Benedito Firmo, outro número de destaque é o aumento de casos atendidos pela instituição, que passou de 36 novos casos em 2014 para 49 novos casos em 2015.

Leia Mais:
Transplantada, jovem sofre com falta de medicamentos e reclama de atraso em repasses do TFD

Na  última quarta-feira, a AACC realizou uma blitz educativa para divulgar a Campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil onde buscou disseminar informações que possam ajudar no diagnóstico precoce das crianças. 

Uma das doenças que mais preocupa pediatras atualmente é o câncer em crianças e adolescentes.  A boa notícia é que quando diagnosticado no início o câncer infanto-juvenil tem 80% de chances de cura. O papel dos pais no diagnóstico precoce é fundamental e, como diz o ditado popular, “intuição de mãe não falha”. 

É o que confirma Laura Maria Santos, de Itiquira (353 km de Cuiabá), mãe de um menino de 7 anos diagnosticado com câncer no intestino em janeiro de 2015. Ela conta que desde os 5 anos percebia que havia algo de errado com seu filho, mas os médicos que consultou não encontraram nada. 

“Só depois de muita luta, vendo ele mal e já no terceiro hospital é que foi encaminhado para Cuiabá e recebemos o diagnóstico. Aqui na AACC temos abrigo e conforto para cuidarmos do tratamento das crianças, mas também a oportunidade de conhecer outras mães e trocar experiências”, afirmou.

De acordo com a psicóloga Claudia Pinho, especialista em psico-oncologia, casas de apoio como a AACCMT são importantes para as famílias que, vindas do interior do Estado, muitas vezes não possuem condições de custear a estadia ao longo do tratamento que é longo. A profissional esteve na sede da AACCMT para realizar capacitações com os funcionários da casa de apoio e conta que ficou encantada com o trabalho realizado pela instituição. “O envolvimento e comprometimento e todos é essencial para essas famílias e o treinamento que fizemos deveria acontecer também junto ao Sistema Único de Saúde, principalmente na atenção básica onde muitos casos mais sérios acabam sendo tratados como algo de menor importância, adiando o diagnóstico e sabemos o quanto é arriscado, pois o câncer não espera”, relatou a especialista.

Segundo o presidente da Casa de Apoio da AACCMT, que conta com 320 beneficiários, Benildes Firmo, um dado importante a ser destacado é o aumento de casos atendidos pela instituição, que passou de 36 novos casos em 2014 para 49 novos casos em 2015.

Alguns dos sintomas que devem deixar os pais em alerta são: perda de peso, pupila branca ou muito dilatada, dor de cabeça, manchas roxas, febre, palidez, vômitos, sangramentos, dores nos ossos ou juntas, dores longas na barriga ou dificuldade de enxergar. “Quando uma criança ou adolescente apresentar alguns desses sintomas é preciso ficar atento e procurar um médico. Pais bem informados podem salvar a vida de seus filhos. Diante da suspeita é importante ainda falar sobre ela ao médico e solicitar a realização de mais exames para verificar se está tudo bem”, conta Benildes.

A apresentação de algum dos sintomas não significa que a criança ou adolescente tenha câncer, “mas procurar um médico e pedir exames até ajudar a identificar outras doenças ou mostrar que não é preciso se preocupar, o que importa é ficar de olho, pois as crianças sozinhas não podem pedir ajuda e precisamos cuidar delas, este é o nosso objetivo”.

A AACCMT tem beneficiários de todo o estado de Mato Grosso, algumas cidades de Rondônia, Bolívia e Minas Gerais, com faixa etária de 0 a 19 anos, sendo servidas 3.302 refeições ao mês. A instituição vive exclusivamente de doações, não possui fins lucrativos e oferece hospedagem, alimentação, transporte para hospitais, laboratórios, aeroporto, auxílio a exames e medicamentos e suporte psicossocial e lúdico-pedagógico a famílias que precisam deste suporte durante o tratamento.

Infelizmente, não há modos de prevenção ainda apontados pela ciência para os tumores da infância e adolescência. “É por isso que diagnóstico precoce e orientação terapêutica de qualidade são as únicas formas de salvar vidas e garantir a essas crianças um futuro”, explica o presidente da AACCMT.

Desde 1999

AACCMT - Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso - Fundada para garantir às crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer o direito de alcançar a cura com qualidade de vida.A AACCMT foi criada em 23 de abril de 1999. Atuando de forma integrada com órgãos estatais de saúde e de proteção aos direitos das crianças e do adolescente.

Com uma estrutura de 40 leitos, a instituição hospeda gratuitamente o beneficiário e um acompanhante. Entre os atendidos, estão pacientes que residem no interior de Mato Grosso, em outros Estados, de área indígena e de outros países que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários e funcionários são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. Com 16 anos de existência, o sucesso na realização dessa causa se deve ao apoio de voluntários, de empresas socialmente responsáveis e da sociedade mato-grossense.

Para mais informações sobre as ações e projetos desenvolvidos pela AACCMT, ligue (65) 3025 0800 ou acesse www.aaccmt.org.br

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet