Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de março de 2017

Notícias / Mundo

Fidel Castro morre aos 90 anos

Reuters

26 Nov 2016 - 08:01

Foto: Reprodução / Ilustração

Fidel Castro morre aos 90 anos
HAVANA (Reuters) - Fidel Castro, o líder revolucionário cubano que construiu um estado comunista na porta dos Estados unidos e por cinco décadas desafiou os esforços norte-americanos para derrubá-lo, morreu na sexta-feira, aos 90 anos.

Figura imponente da segunda metade do século XX, Castro se manteve preso à sua ideologia após o colapso do comunismo soviético e seguiu amplamente respeitado em partes do mundo que tinham lutado contra o domínio colonial.

Ele estava com a saúde debilitada desde que uma doença intestinal quase o matou em 2006. Ele passou formalmente o poder para seu irmão mais novo Raul Castro dois anos mais tarde.

Vestindo um uniforme militar verde, um sombrio Raul Castro, 85, apareceu na televisão estatal na noite de sexta-feira para anunciar a morte de seu irmão.

"Às 10:29 da noite, o comandante chefe da revolução de Cuba, Fidel Castro Ruz, morreu", ele disse sem dar a causa da morte.

"Sempre para a frente, para a vitória", disse, usando o slogan da revolução cubana.

Aliados fizeram tributos, incluindo o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente socialista da Venezuela, Nicolas Maduro, que declarou que "os revolucionários do mundo devem seguir seu legado."

Embora Raul Castro sempre tenha glorificado seu irmão mais velho, ele mudou Cuba desde que assumiu, introduzindo reformas econômicas e fechando acordo com os Estados Unidos, em dezembro de 2014, para restabelecer laços diplomáticos e pôr fim a décadas de hostilidade.

Fidel Castro ofereceu morno apoio para o acordo, levantando dúvidas sobre se ele de fato aprovaria o fim das hostilidades com seu inimigo de longa data.

Ele não conheceu Barack Obama quando ele visitou Havana no início deste ano, a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos tinha pisado o pé em solo cubano desde 1928.

(Por Claudia Violante; Edição de)

30 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Andre Luiz
    27 Nov 2016 às 09:29

    Agora Cuba e o povo Cubano vais pra frente. Fidel era a barreira que impedia o bem estar do povo cubano e o progresso daquela linda ilha. Pra frente Cuba.

  • ziraldo
    27 Nov 2016 às 04:32

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Julio
    26 Nov 2016 às 21:46

    Viveu no luxo, enquanto os demais cubanos na miséria e debaixo de perseguição política. Quem defende esse Sr não conhece Cuba.

  • Prof. Orlando
    26 Nov 2016 às 19:30

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Silvio
    26 Nov 2016 às 19:01

    Menos um amigo de lula para vizitá-lo na cadeia.. Foi tarde este infeliz que destruiu a vida e os sonhos do povo cubano, para relizar os seus.

  • Adalberto
    26 Nov 2016 às 18:15

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Celso
    26 Nov 2016 às 16:19

    Já Vai Tarde...

  • menos um
    26 Nov 2016 às 16:02

    um inutil que acabou com milhares de sonhos e vidas de inocentes, além de contaminar e alienar milhares e milhares de discurseiros sem fundamento. muitos alienados ficaram sem pai. foi cedo, este representa um retrocesso para a humanidade. deviam criar o dia do não fidel no mundo. menos um. Parabens a roda da vida que levou este, que não volta para fazer mal a mais ninguem neste mundo. que o Criador tenha peidade e lhe de o que lhe acha melhor, o que merece.

  • MARIA
    26 Nov 2016 às 15:08

    Ditador cubano

  • Eleitor
    26 Nov 2016 às 14:05

    Enquanto Fidel Castro passou a vida inteira comendo caviar, seus seguidores ao mesmo tempo comeram arroz com pedra.

Sitevip Internet