Olhar Direto

Terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Notícias / Esportes

Conselheiro do Fla contesta inclusão de escudo da Chape em uniforme

Por Fred Gomes e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

04 Dez 2016 - 17:51

A homenagem programada pelo Flamengo à Chapecoense encontrou um opositor. O conselheiro Eduardo Vinicius contestou a impressão do clube catarinense no uniforme da equipe que no próximo domingo enfrenta o Atlético-PR, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Ele se baseia no Manual de Uniformes de Competição do clube.

O artigo 5.1 inciso D explica que não permitido ao Flamengo incluir emblemas ou sinais de outros clubes na sua camisa.

- Eu acho que havia inúmeras formas de homenagear a Chapecoense, principalmente pelo momento. Mas já fizeram homenagens em braçadeiras de capitão, por exemplo. Sou contra a colocação do escudo porque isso não está de acordo com o manual. Colocar o escudo no uniforme é a maneira menos criativa possível - disse Eduardo Vinícius.

No entanto, na reunião do Conselho Deliberativo desta quinta-feira, uma das pautas será a votação dessa questão. O conselho tem soberania para abrir exceções caso haja maioria simples de votos. E a tendência é que a posição de Eduardo Vinícius seja minoria.

- O Flamengo exige que iniciativas como essa sejam submetidas ao conselho. Mas sentimos que a comoção no clube com a tragédia da Chapecoense é enorme, então deve ser aprovada. Será uma bonita homenagem do nosso clube - ressaltou Rodrigo Dunshee de Abranches, presidente do Conselho Deliberativo.

Embora conteste a inclusão do escudo da Chapecoense na camisa do Flamengo, o conselheiro Eduardo Vinícius deixou claro que é necessário respeitar a decisão da maioria na votação desta quinta-feira.

- O presidente do Conselho Deliberativo agiu de maneira correta e convocou a reunião para que o Conselho, que é soberano, tome uma decisão quanto à restrição feita pelo manual. A partir da revogação, a proposta de aplicação estaria dentro das normas, e provavelmente será aprovada. E que se respeite democraticamente o resultado - afirmou.

Além do escudo do time catarinense, será votada a impressão da palavra "Esplendor" na barra da camisa. Trata-se de referência ao hino oficial do clube.

"Ó glorioso verde que se expande / Entre os estados, tu és sempre um esplendor / Nas alegrias e nas horas mais difíceis / Meu furacão, tu és sempre um vencedor", diz o trecho inicial do hino.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jhones
    05 Dez 2016 às 09:51

    Fico aqui pensando comigo o quanto o metodismo pode deixar alguém tão b.a.b.a.c.a, num comento como esse o cara preocupado com o regulamento, se os atlético nacional pensasse da mesma forma teriam simplesmente declarado wo contra a chapecoense e seriam os campeões, aí vem clubes com mais de 300 anos de história colocando o escudo, o Corinthians jogar de verde também é contra o regulamento deles... gente de caráter duvidoso pensa pouco nessas horas, o adianto que sou flamenguista e peço a esse senhor que não nos faça uma vergonha como essa.