Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Secretaria de Saúde prepara orientações para a população sobre Influenza A‏

Após treinar profissionais das redes pública e privada de saúde e orientar diretores de creches e escolas municipais, a Secretaria de Saúde de Cuiabá prepara uma campanha para orientar a população a respeito da Influenza A (H1N1) e que terá início ainda esta semana. O objetivo é de garantir informações claras sobre a evolução da pandemia, formas de prevenção, os sintomas da doença e os locais que devem ser procurados para tratamento.


O panfleto, que chegará à população por meio de agentes de saúde e distribuição em pontos estratégicos do trânsito da Capital, trará perguntas e respostas sobre a Influenza A, a exemplo da forma de transmissão, quando procurar o médico, alerta sobre automedicação e recomendações para viajantes. A secretaria ainda veiculará informes institucionais em rádio e televisão com orientações semelhantes.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde e Ambiente da SMS, Wagner Simplício, as pessoas que apresentarem gripe forte (febre acima de 38 graus, tosse seca contínua, dor de cabeça e muscular intensas) devem procurar o centro de saúde ou PSF mais próximo de sua residência. Lá encontrarão profissionais preparados para avaliar o quadro do paciente e, se necessário, encaminhá-lo ao Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

“Distribuímos o protocolo de atendimento a todas as unidades de saúde com base nas orientações do Ministério da Saúde”, afirma Simplício, informando que a Influenza tem disseminado rapidamente, porém com mortalidade menor que a da gripe comum. “Vamos orientar as pessoas sobe a importância de não permanecer em locais de grande aglomeração se apresentar gripe forte, lavar as mãos ao tossir e não compartilhar copos e talheres”, adianta o diretor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet