Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

VG não registra nenhum caso da doença

O município de Várzea Grande até o momento não registrou nenhum caso de gripe causado pelo vírus da Influenza A (H1N1), a informação foi dada pela Secretaria Estadual de Saúde através do último boletim, divulgado no último dia 06, mesmo a situação não estando alarmada é necessário que a população tome algumas precauções para evitar a contaminação. A Influenza A é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da Influenza, assim como a gripe comum, é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.


Segundo o boletim foram notificados 88 casos da nova gripe, apenas 14 foram confirmados, a cidade de Cuiabá registrou o maior número com sete casos.

“A população deve evitar viajar para as regiões com grande incidência de contágio da doença, essas pessoas viajando para essas regiões correm o risco de trazer consigo o vírus e contaminar seus familiares, propagando assim a doença”, destacou a secretária da pasta Jackeline Beber Guimarães.

Como diferenciar a gripe comum e a influenza A –
Ambos os casos apresentam os mesmos sintomas, a diferença está na intensidade com que alguns sintomas se manifestam.

Gripe comum: febre não chega a 39º; dor de cabeça com pouca intensidade; calafrios esporádicos; cansaço moderado; dor de garganta acentuada; tose com menos intensidade; muco (catarro) forte e com congestão nasal; dores musculares moderada; leve ardor nos olhos.

Influenza A: febre inicio súbito com 39º; dor de cabeça intensa; calafrios freqüentes; extremo cansaço; leve dor de garganta; tosse seca e contínua; pouco comum a presença de muco (catarro); intensa dor muscular; intenso ardor nos olhos.

Medidas simples para se prevenir da gripe - Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial a saúde;
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet