Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Educação

Movimento “Todos por uma Educação Nota 10” mobiliza escolas estaduais

Professores comprometidos, interação entre os colegas, orientação familiar. Aulas atrativas e estimulantes que dialoguem com as necessidades educacionais. Escolas adequadas às necessidades do aprendizado, com laboratórios, bibliotecas, quadras poliesportivas. Essas foram algumas das sugestões apontadas pelos estudantes das escolas de Cuiabá e Várzea Grande para construir uma Educação Nota 10.


A iniciativa implantada pela Seduc há três anos cumpriu mais uma etapa neste 11 de agosto (terça-feira). Todas as escolas foram convocadas a realizarem discussões com a comunidade escolar e pais de alunos sobre a Educação Nota 10, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Prova Brasil e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na Escola Estadual Dione Augusta, no bairro CPA IV, em Cuiabá, um programa de palestras e atividades fomentou em todos os períodos discussões em sala de aula sobre o Projeto. A aluna Danielle Caetano, 17 anos, estudantes do 3º ano do Ensino Médio, acredita na disposição dos estudantes. Conforme ela, faltam ações por parte das escolas para estimular e desafiar os estudantes a se envolverem nas aulas “Participei de um projeto de meio ambiente, no ano passado que contou com 100 inscritos”, exemplifica.

O colega, Geovane Rodrigues, 16 anos, defende uma série de práticas para melhorar a qualidade do ensino nas escolas. Mas entre as consideradas por ele, prioritárias, estão o ambiente adequado e participação dos pais. “A orientação começa em casa e o acompanhamento deve se estender à escola”, acredita. Segundo o aluno, na questão estrutural a Escola Dione Augusto deu um salto. “A reforma do prédio deu ânimo aos estudantes”, disse.

São 77 escolas em Cuiabá e cada uma teve o livre arbítrio para definir como trabalhar o tema. Algumas preferiram adiar as discussões para outras datas, muitas deixaram para o final de semana, quando os familiares e a comunidade poderão participar mais ativamente nos temas abordados.

Esse foi o caso do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Licínio Monteiro, em Várzea Grande. A direção da escola optou por realizar atividades recreativas e culturais no Dia do Estudante e deixar para o próximo fim de semana a realização das ações, quando os pais poderão participar.

Paralelamente o Ceja desenvolve questionamentos sobre a Educação Nota 10. A professora de Língua Portuguesa do Licínio, Maria Helena Paranhos, leva para as aulas discussões sobre o tema. Ao abordar gêneros literários, partiu de uma receita culinária para abordar os ‘ingredientes’ para desenvolver a qualidade na educação. Segundo os trabalhos dos alunos do 9º ano, é preciso força de vontade, determinação, participação (envolvimento dos pais), muitas horas de estudo, além de professores dedicados.

Um dos trabalhos surpreendeu Maria Helena. Conforme ela, um aluno com histórico de reprovação e indisciplina apresentou muito discernimento na avaliação. O trabalho dele destacou a necessidade de responsabilidade dos estudantes, o aprimoramento tecnológico (informatização), participação nas atividades escolares e dedicação. “Todos os estudantes estão receptivos a melhorar a qualidade da educação, só precisam ser incentivados”, acredita.

Segundo a técnica da Assessoria Pedagógica de Várzea Grande, Margareth Lima, todas as 43 escolas estaduais do município foram acompanhadas pelos assessores pedagógicos, que registraram as ações da Educação Nota 10. O objetivo é o de fortalecimento da importância da Educação de Qualidade para a formação da cidadania dos estudantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet