Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

posse

Emanuel vê desafios, adotará medidas de austeridade e reafirma que não terá complacência com corruptos

01 Jan 2017 - 18:31

Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda/ Da Redação - Lázaro Thor Borges

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Emanuel vê desafios, adotará medidas de austeridade e reafirma que não terá complacência com corruptos
Quem diria, no primeiro semestre de 2016, que o prefeito Mauro Mendes (PSB) não seria reeleito para um segundo mandato em Cuiabá? Se no cenário nacional a política viveu momentos de turbulência, na Capital de Mato Grosso ela tomou rumos inesperados e sagrou como grande vencedor o deputado Emanuel Pinheiro (PMDB),que em instantes, neste dia 1º de janeiro, no Centro de Eventos Pantanal, será empossado para gerenciar o Executivo  Municipal. Acompanhe aqui os bastidores da solenidade. 


Eleito para ser o prefeito da Cuiabá em seu 300º aniversário, o peemedebista tinha outros planos e era considerado “candidato para marcar posição” até uma desistência mudar os rumos do pleito de 2016. O Olhar Direto fez uma retrospectiva para você, leitor, relembrar como o jogo virou e a “oposição mato-grossense” ganhou a disputa no principal colégio eleitoral do Estado.  

Pré-campanha

Além da popularidade em alta, Mauro Mendes conseguia reunir apoio de figurões da política mato-grossense como o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), e do governador Pedro Taques (PSDB), no mesmo palanque. Também conseguiria suporte dos deputados estaduais com base eleitoral em Cuiabá e de maioria dos vereadores. Assim, sua vitória em uma eventual reeleição era tida como certa.

Mauro Mendes tem chance de disputar a reeleição à Prefeitura de Cuiabá com Taques e Maggi no palanque  

Enquanto o grupo que apoia o governador Pedro Taques se reunia em torno do nome de Mauro Mendes e o esperava anunciar candidatura à reeleição, sem pensar em um plano B, o grupo de oposição se movia para escolher um candidato. O primeiro nome a surgir foi o do deputado federal Valtenir Pereira (PMDB), ex-aliado do prefeito.

Valtenir Pereira ingressa no PMDB para ser candidato a prefeito de Cuiabá; Emanuel também deve filiar 

O deputado federal deixou o Partido da Mulher Brasileira (PMB) e ingressou no PMDB já com o status de pré-candidato a prefeito de Cuiabá. Ainda desgastada devido a prisão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e parte do seu secretariado por conta de crimes de corrupção, agremiação de Ulysses Guimarães ainda não tinha perspectivas de vitória.

O desejo era de levar a disputa ao segundo turno e organizar a oposição ao grupo de Mendes e Taques, já pensando no pleito de 2018. Para isso, Valtenir seria candidato a prefeito e o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB) articulava candidatura à Presidência da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa, aonde chegou a reunir mais oito parlamentares em tono do seu projeto.

Projeto de Emanuel Pinheiro é ser presidente da Assembleia e deputado federal, mas não descarta prefeitura de Cuiabá

No decorrer de 2016 as coisas mudaram de perspectiva. Valtenir entrou em choque com parte da opinião pública cuiabana ao votar pelo não seguimento do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) e passou a “descer na gangorra política". Na outra ponta da gangorra, Emanuel Pinheiro começava a ganhar destaque devido a sua defesa aos servidores públicos na queda de braço Governo contra funcionalismo público devido a Revisão Geral Anual (RGA).

Valtenir precisa superar desgaste de voto contra impeachment para disputar Cuiabá 

O PMDB então decidiu investir em uma pesquisa qualitativa para entender qual perfil de candidato o eleitor cuiabano procurava. Ao fim, o nome de Emanuel Pinheiro ganhou força e, pouco tempo depois de Valtenir ter ganhado aval para tentar viabilizar candidatura, o deputado estadual acabou sendo escolhido pela sigla como candidato a prefeito para enfrentar Mauro Mendes.

Emanuel Pinheiro vai substituir Valtenir como o candidato do PMDB à Prefeitura de Cuiabá; vice deve ser do PSD ou PTB 

Entretanto, às vésperas do fim do período de registro de candidatura, o prefeito Mauro Mendes comunicou que não seria candidato a reeleição devido a questões familiares. A decisão pegou o PSB desprevenido. A sigla tinha a prioridade de lançar candidato, após ter apoiado Pedro Taques ao governo em 2014, mas não possuía um plano B. Alguns nomes, como o do deputado federal Fábio Garcia (PSB), foram cogitados, mas ninguém aceitou o desafio.

Mauro Mendes desiste de candidatura à reeleição em Cuiabá 

Por fim, o escolhido para encabeçar a coligação governista foi o deputado estadual Wilson Santos (PSDB). A decisão foi tomada a contragosto de Mauro Mendes, que enfrentou o tucano em 2008 e 2010 em eleições e sofreu com ataques pessoais e contra a própria família. Com isso, havia uma chapa, mas o principal cabo eleitoral estaria fora do palanque durante toda campanha.

Wilson volta como candidato à Prefeitura de Cuiabá e terá Leonardo Oliveira de vice 

1º Turno

A saída de Mauro Mendes bagunçou o cenário eleitoral. A candidatura de Emanuel Pinheiro ganhou força. Wilson apareceria atrás dele desde o princípio. Contudo, ainda havia uma pessoa à frente: Procurador Mauro (PSOL), o novo líder das pesquisas no 1º e 2º turno.

Procurador Mauro lidera primeira pesquisa Ibope e tem menor rejeição

Os outros candidatos, Julier Sebastião (PT), Serys Slhessarenko (PRB) e Renato Santtana (REDE) seriam coadjuvantes no processo, mas tiveram contribuições importantes nos debates.

Teto do PS, aposentadoria de Emanuel Pinheiro e Ararath “esquentam” primeiro debate 

Com passar da campanha, o Procurador Mauro subiu nas intenções de voto, mas não mais que seus adversários e passou a disputar voto a voto contra Wilson Santos pela segunda vaga no 2º turno. O tucano apelou para o ataque: Acusou o Procurador Mauro de defender a mudança de sexo de crianças e o aborto. A situação ganhou força com um vídeo do pastor Silas Malafaia falando sobre o assunto.

Wilson ataca Procurador e diz que líder nas pesquisas quer “permitir mudança de sexo de crianças” 

O filiado do PSOL se defendeu e afirmou-se cristão, que por sua vez fez parte de sua base eleitoral se afastar, visto a preferência desses eleitores por um candidato progressista, não conservador.

Após ataques de Malafaia, Procurador Mauro se posiciona contra bandeiras do Psol

Na reta final do 1º turno, o quadro já mostrava Emanuel Pinheiro consolidado na primeira colocação e Wilson Santos a frente Procurador Mauro. A tendência se confirmou na apuração dos votos, com os dois candidatos com maior tempo de TV indo para o 2º turno da disputa.

Emanuel Pinheiro e Wilson Santos vão disputar segundo turno em Cuiabá 

2º Turno

O clima de “guerra” se instalou no 2º turno da disputa pela prefeitura. Emanuel e Wilson partiram para um embate direto e chegaram a ser repreendidos pela Justiça Eleitoral. Ambos tiveram programas suspensos.

-Justiça eleitoral suspende propaganda de Emanuel considerada caluniosa a Wilson Santos 

-Juiz suspende propaganda de Wilson por dois dias após meme do “Jhon Travolta confuso” no Facebook 
 
Nos debates a acidez entre os candidatos também aumentou.  Wilson Santos partia para o ataque, ligou Emanuel Pinheiro ao ex-governador Silval Barbosa (PMDB), preso por envolvimento em esquema corrupção, além de criticar sucessivamente o FAP, do qual o candidato peemedebista é beneficiário. Emanuel ora contra-atacava, ora evitava o embate, tendo chegado a abrir mão da réplica, em um debate, para impedir a tréplica do tucano.

Emanuel “encurta” debate e abre mão da réplica para deixar Wilson sem tréplica 

No meio do 2º turno, Emanuel denunciou Elias Santos, irmão do candidato Wilson Santos, por coagir servidores públicos a participarem de atos políticos. Na época, Elias presidia a Metamat e acabou exonerado pelo governador Pedro Taques. Diante do fato, o próprio Wilson Santos repreendeu o irmão, mas criticou a condução do caso por parte de Emanuel Pinheiro.

Emanuel denuncia suposta coação de servidores e governador exonera irmão de Wilson; ouça gravação 

Coligação de Wilson critica coletiva de Emanuel e repreende irmão do candidato após denúncia de coação 

Um dos momentos mais marcantes da eleição foi quando Wilson Santos aproveitou o debate na TV Record, do Grupo Gazeta de Comunicação, para denunciar um suposto esquema de propina para liberação de incentivos fiscais para empresas do Grupo Caramuru, envolvendo a cunhada de Emanuel Pinheiro.

Wilson denuncia esquema de propina de R$ 4 mi; Pinheiro rebate e diz que não está envolvido em "mar de lama" 

O caso se transformou em um amontoado de coletivas em que o tucano atava e o peemedebista se defendia. Wilson apresentava “provas”, levou documento para a Delegacia Fazendária. Emanuel se esquivou do caso, pedia investigações justamente para poder provar inocência e afastou-se de qualquer ligação possível com a Caramuru. 

- Wilson mostra notas fiscais que comprovam pagamentos de R$ 3,6 milhões a familiares de Emanuel

-Emanuel nega ter negócios com o irmão e pede rigorosa apuração do caso Caramuru

-Advogada anuncia processo contra Wilson e diz que notas fiscais provam legalidade de pagamentos da Caramuru


Nos últimos dias, após a turbulência do Caso Caramuru, a última pesquisa do Ibope manteve a projeção de vitória de Emanuel Pinheiro. Wilson se colocou como especialista em derrotar institutos de pesquisas, especialmente o Ibope e partiu para o último debate, realizada pela TV Centro América, ainda focado em superar o adversário.

-Emanuel Pinheiro mantém liderança, aponta pesquisa Ibope; veja números
-Candidatos encerram campanha em debate duro e com pontos polêmicos

Por fim, o Ibope se mostrou certo e Emanuel foi vitorioso e será o prefeito de Cuiabá nos aniversário de 300 anos. Concretizou a vantagem que construiu desde a metade do 1º turno. Wilson Santos não conseguiu reverter a alta rejeição do eleitorado cuiabano, mas a diminuiu e voltou a crescer politicamente. E o Procurador Mauro se consolidou como importante liderança, apesar de ainda não ter vencido nenhuma eleição.

-Emanuel vence, será prefeito de Cuiabá 300 anos e dá reviravolta na carreira

Acompanhe aqui:

21h21 - 
Mesmo com a necessidade de medidas de austeridade, Emanuel declarou que nos primeiros meses de gestão, ele e seus staff irão percorrer bairros para saber as reais necessidades da população. "Apesar da crise, a prefeitura não ficará paralisada, sem investimentos". Pinheiro garantiu ainda a plateia que acompanha a solenidade que irá buscar investimentos para a geração de emprego e renda, bem como ampliação de programas sociais de inclusão.

Para encerrar a solenidade, um dos filhos de Emanuel apresenta, acompanhado de coral e violão, a música de sua campanha eleitoral. "Tira o chapéu para Emanuel". 

Encerrada a solenidade.

21h - Emanuel começa a discusar. Inicialmente, tece agradecimentos a todos que lhe auxiliaram na conquista do pleito e pontua quanto aos desafios para governar. Avisa ainda que não terá a menor complacência com qualquer representante da administração que for pego em atos de corrupção. Citou ainda não temer desafios.  "São os desafios que nos fazem avançar e pondera quanto a necessidade de medidas de austeridade, mas que apesar da crise, a Prefeitura de Cuiabá não ficará sem investimentos. 

Asseverou ainda que irá trabalhar de maneira transparente. "Não estou  aqui para iludir ninguém. As  conquistas e mudanças não  vão acontecer do dia para noite. Não vou deixar de tomar medidas chamadas duras".

Segundo ele, os primeiros meses serão de trabalhos intenso e medidas austeras, mas sem atropelos. "Haverá tempo de plantar, tempo de regar e de colher". Ratificou ainda que não quer ser medido por cem dias, mas pelo mandato inteiro. Afirma ainda que Cuiabá precisa de um pacto de todas as ideologias e partidos para avançar ainda mais. Segundo ele, o fisiologismo,"o toma lá da cá," estão proibidos. Que fisiologismo é diferente de composição partidária. Além disse reafirmou que não vai aceitar corrupção. "Se alguém na administração for pego  em atos de corrupção, não teremos complacência". 


20h55 - O secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Paulo Taques, discursou representando o governado Pedro Taques. Ele pregou união e afirmou confiar nas escolhas de Pinheiro quanto à composição de seu staff.

"Reiterando, reafirmando prefeito Emanuel Pinheiro, que a parceria que nosso governo teve com Mauro Mendes, nesses dois anos como ele mesmo agradeceu, continua. Estamos ajudando na construção do novo pronto-socorro de Cuiabá.Os repasses de R$ 11 milhões e para o São Benedito (hospital) pode não parecer nada, mas para quem teve a sua vida salva é muito. Quero dizer que o nosso governo permanece de portas abertas à Prefeitura Municipal de Cuiabá". Ele reafirmou ainda que tem absoluta certeza de que Emanuel "fez uma escolha técnica, criteriosa e inteligente e que irá fazer um bom trabalho". 

20h41 - O ex-governador e atual deputado mato-grossense Carlos Bezerra (PMDB) discursa durante o evento. Ele destacou os desafios que Emanuel terá de enfrentar. ELe relembrou que quando assumiu o governo Cuiabá não tinha água tratada e avalia que esse é um problema que ainda perdura. Ele garantiu ainda que toda a bancada irá trabalhar para garatir recursos para Cuiabá. 'Ela não precisa apenas de obras de fachada, de lazer, isso é importante, mas não é o mais. Fazer obras, fonte luminosa, fazer parques, é importante, mas não o mais". Ao término da fala foi vaiado pela plateia. 

20h21 - De maneira simbólica, Emanuel e a primeira dama acompanham Mauro Mendes e Virgínia até a saída, apos entregarem a eles um bouquet.

20h18 -  Ao encerrar seu discurso, Mauro escuta da plateia que será governador de Mato Grosso. 


Rogério Florentino Pereira/ OD

20h17  -
Com os olhos vermelhos de choro, Emanuel Pinheiro abraça Mauro ao fim da fala do ex-prefeito. 

20h14 - "Não tenho a presunção de dar nenhum conselho. Não vou aqui fazer um longo relato de tudo que nos fizemos. Mas tenho dito e repito: estamos entregando uma cidade melhor do que aquela que recebemos e também uma prefeitura melhor." Diz Mauro em seu discurso. O agora ex-prefeito também agradece a todos que o ajudou em sua gestão e deseja o melhor para Emanuel e seus colaboradores. 
                     
20h10 - Neste momento, Mauro Mendes discursa no Centro de Eventos do Pantanal como ex-prefeito de Cuiabá. 

20h08 -   Mauro tranfere a faixa de prefeito para Emanuel. Ambos, Mauro e Emanuel, acompanhados das primeiras damas. 


20h05 - 
Emocionado, Emanuel faz o juramento de servir Cuiabá.

19h53 - Com o fim do culto ecumênico, solenidade de posse deve começar em instantes. 

18h40 -  Também estão presentes na cerimônia os deputados federais Carlos Bezerra e Jose Augusto Curvo. além do ex-senador Oswaldo Sobrinho (pai do vice prefeito, Niuan Ribeiro), a deputada estadual Janaina Riva, o ex-governador Julio Campos e o ex-vereador Aln Kardec que vai assumir a cadeira que pertencia a Emanuel Pinheiro na Assembleia Legislativa. 


Rogério Florentino Pereira/ OD

19h18 -
Inicia-se o culto ecumênico no Centro de Eventos do Pantanal

19h07 - Ao chegar na cerimônia, o prefeito eleito Emanuel Pinheiro comenta a expecativa de sua gestão:

"Sou filho desta terra, nasci aqui e quero morrer aqui. Estou tomado pela emoção, quero trabalhar muito, vinte e quatro horas por dia para trabalhar pelo meu povo, pela minha gente pela minha amada Cuiabá. As pessoas podem esperar um prefeito que dê, atenção, carinho e especialmente a humanização dos serviços públicos, mas especificamente da saúde que é o nosso foco"

Emanuel também comentou a fala de Mendes que relatou a situação postiva das contas da prefeitura: 

"Cuiabá precisa disso, de uma sucessão de bons gestores que preze e que respeito pelo erário público. Então esperamos encontrar esse cenário positivo e queremos manter esse cenário para que Cuiabá viva uma sucessão de bons prefeitos."

Logo após, Pinheiro também voltou a criticar o aumento salarial dos vereadores e reafirmou o compromisso de votar o reajuste: 

"Eu e o vice prefeito já decidimos vetar esse projeto. Por dois motivos, primeiro pela ilegalidade e o descumprimento do regimento interno e segundo pelo momento em que estamso vivendo. Passamos por um momento de dificuldade e precisamo nós mesmos tomar medidas de contenção de despesas. E como vamos exigir que todos apertem os cintos se nós mesmos gastamos mais do que podemos. Isso é constrangedor e acaba por não ser coerente." 

19h05 - Neri Geller, ex-ministro da Agricultura, ccomenta a repecussão positiva em seu grupo político com a posse de Emanuel como prefeito:

"É uma sensação de ânimo, as lideranças estão animadas, o grupo está animado. Mas ao mesmo tempo é visão de que nós temos que trabalhar e tranformar Mato Grosso em um Estado de referência. Nós precisamos realmente movimentar para que a gente possa trazer os ganhos do interior também aqui para a Capital. 


19h02 - Emanuel Pinheiro acaba de chegar ao Centro de Eventos do Pantanal 

19h01 - 
O senador Welington Fagundes (PR) participa da solenidade de posse na noite de hoje e ponderou quanto ao staff de Pinheiro: "Ele discutiu muto com a sociedade e partidos.  É  um governo com  técnico-políticos. Ele quer fazer como prometeu na campanha. O Emanuel nasceu em um berço político. Agora, adminstrar, é a competência de você corrigir os erros. Os acertos, ótimo e vai corrigindo os erros. Nunca se pode dizer que a equipe ela é imutável.  Aquilo que tiver dando certo vamos continuar,já o que estiver falhando vamos corrigir. Assim é que ele pode fazer uma boa administração. Aconselhou  ainda que "trabalhar, trabalhar, ter humildade e conversar bastante", asseverou. 

18h39 - O prefeito Mauro Mendes falou sobre a sua gestão e experiência em frente a prefeitura. Ele lembra dos resultados positivos de sua adminstração e da boa avaliação recebida pela população ao fim do seu mandato:

"O prefeito Emanuel Pinheiro recebe, só da fonte 100, mais de R$ 13 milhões. Quando eu recebi la´em 2013 tinha apenas R$ 300 mil. Então ele está recebendo muito melhor do que eu recebi. Isso são dados oficiais. E pois isso eu vou torcer para que ele continua mantendo a prefeitura da mesma forma e se possível melhor do que nós entregamos" 

18h30 - Mauro Mendes chega ao Centro de Eventos Pantanal, acompanhado da esposa, Virgínia Mendes.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet