Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

status

UPA de Várzea Grande passará receber recursos federais após comprovar 32 mil atendimentos

UPA de Várzea Grande passará receber recursos federais após comprovar 32 mil atendimentos
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União do dia 27 de dezembro o credenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) IPASE, que se tornou a segunda unidade de saúde pública em Várzea Grande há funcionar 24 horas. Com isso, o Governo Federal passa a participar financeiramente da manutenção da unidade.


Leia mais:
Emanuel Pinheiro anuncia servidora pública na saúde, PM integra equipe e Stopa continua

Para conseguir o credenciamento, foi preciso o efetivo funcionamento da unidade de saúde que nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Nesse período a UPA somou mais de 32 mil pacientes atendidos, uma média mensal de 8 mil atendimentos clínicos e odontológicos, cerca de 266 atendimentos ao dia.

“Foi mais uma vitória em prol da população e da prestação de um bom serviço na saúde pública”, comemorou a prefeita Lucimar Campos (DEM), que esteve em audiência em Brasília com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. A prefeita agradeceu o empenho especial do deputado federal Nilson Leitão, presidente do PSDB de Mato Grosso que foi quem oficializou junto ao Ministério da Saúde o pedido de credenciamento depois de um trabalho efetivado pela equipe técnica e de servidores do secretário de Saúde de Várzea Grande, Luiz Soares.

“É sempre importante o empenho e a dedicação de gestores como a prefeita Lucimar Campos que conseguiu tirar do papel uma obra importantíssima como a UPA IPASE e que sempre vai contar com nosso apoio, pois o resultado do meu esforço como deputado federal e de toda bancada federal é atender ao cidadão em seus anseios e necessidades”, disse o deputado Nilson Leitão.
 
A portaria 2953 de 26 de dezembro de 2016, publicada em Diário Oficial da União – DOU leva em considerações os relatórios emitidos desde a inauguração ocorrida em 22 de julho deste ano.
 
“Nós inauguramos dia 22 de julho já funcionando, pois o Hospital e Pronto Socorro Municipal inaugurado na década de 80 pelo então prefeito Jayme Campos era a única estrutura porta aberta atendendo pelo SUS e a UPA IPASE se tornou a segunda unidade portas abertas e funcionando todos os dias da semana e em todos os horários”, disse o secretário Luiz Soares.
 
Reformas
 
O secretário de Saúde de Várzea Grande apontou que os resultados da UPA IPASE nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro são os melhores possíveis, mesmo reconhecendo que as demandas por atendimento são maiores que a capacidade.
 
“É óbvio e os números mostram isto, que a UPA IPASE desafogou o atendimento do Hospital e Pronto Socorro, mas isto não retira a importância desta segunda unidade, pelo contrário, reforça que são necessárias novas unidades para descentralizar o atendimento a população de Várzea Grande”, ponderou Luiz Soares.
 
A prefeita Lucimar Campos assegurou que ainda no primeiro semestre de 2017 quer lançar as obras da UPA Cristo Rei que será uma unidade maior que a UPA IPASE e a terceira há funcionar 24 horas. Ela informou que os recursos necessários para as obras estão assegurados e depositados.
 
“O planejamento está sendo executado dentro do estabelecido e se possível, pretendemos começar a funcionar em 2017, mas que essa obra se tornará uma realidade isto se tornará e atenderá ao Grande Cristo Rei e sua gente”, disse a prefeita.
 
Já a Policlínica do Cristo Rei que ainda não foi reformada pela administração municipal também está nos planos da prefeita Lucimar Campos que desde maio de 2015 já promoveu a reforma integral e ampliação das Policlínicas do Parque do Lago, do Marajoara e do Bairro 24 de Dezembro, faltando às unidades do Jardim Glória e do Cristo Rei.
 
“Temos tido o cuidado em promover as reformas e ampliações das unidades de saúde sem deixar de prestar atendimento à população e isto acaba exigindo mais tempo e maiores cuidados, mas tudo está dentro do planejado”, disse o secretário Luiz Soares que acredita em boas notícias para a saúde até 2020 com a retomada de uma série de obras paralisadas e que fazem parte da estratégia de melhoria da Rede Básica de Saúde Pública da administração da prefeita Lucimar Campos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet