Olhar Direto

Terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Notícias / Política MT

Emanuel enaltece vereadores em sintonia com as ruas após decisão da Câmara de Cuiabá em não reajustar salários

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

11 Jan 2017 - 08:31

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Emanuel Pinheiro avalia que vereadores estão em antenados à

Emanuel Pinheiro avalia que vereadores estão em antenados à

A decisão da Câmara de Cuiabá em não reajustar os salários dos vereadores, menos de 48 horas antes do prometido veto do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), provocou reação favorável Palácio Alencastro. “Não preciso mais decidir se veto ou não.  Os vereadores estão em sintonia com o sentimento das ruas e agiram com bom senso, ao decidir voltar atrás, para não se concederem reajuste salarial”,  observou Emanuel Pinheiro, nesta terça-feira, em seu gabinete, após reunião com o secretário de Estado das Cidades, deputado Wilson Santos (PSDB).

Leia Mais:
- Após pressão popular, Mesa Diretora da Câmara devolve projeto e barra aumento salarial de vereadores
- População se mobiliza e agenda protesto para barrar aumento salarial dos vereadores de Cuiabá
 

“A Mesa Diretora da Câmara Municipal está de parabéns, porque teve a grandeza de reconhecer o momento de crise e voltar atrás numa decisão tomada pela legislatura anterior. Parabenizo os 25 vereadores por entenderem o atual pensamento da maioria da sociedade”, definiu Pinheiro.
 
 
O presidente da Câmara, vereador Justino Malheiros (PV), e o primeiro secretário, vereador Dilemário Alencar (SD), consultaram o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), antes de fazerem a exposição de motivos e convencerem os colegas.
 
O reajuste salarial para 18,9 mil,  assim como  a criação do 13º salário,  havia sido aprovado no dia 27 de dezembro de 2016, na última sessão realizada pela legislatura anterior, no Plenário do Palácio Pascoal Moreira Cabral.
 
Além do aumento no salário, cada parlamentar passaria a receber R$ 11 mil de verba indenizatória – 26% a mais que o valor atual. O salário dos vereadores de Cuiabá ficam ‘congelados’ até dezembro de 2020, quanto deve ser votado o vencimento que irá vigorar na legislatura subseqüente – 2021-24.
 
Emanuel Pinheiro já tinha anunciado que iria vetar o projeto de lei, principalmente por causa da forte repercussão negativa do reajuste salarial e o questionamento do Ministério Público. Isso levou  Justino Malheiros e Dilemário Alencar a rediscutir o tema com os demais vereadores, que acataram a decisão do ‘congelamento’ salarial até 2020.
 
 

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Alex
    11 Jan 2017 às 15:25

    Agora só falta o nobre Prefeito Emanoel Pinheiro, se abdicar de sua pequena aposentadoria.

  • elcio
    11 Jan 2017 às 13:23

    salario de vereador devia ser um salário mínimo. vereador não é carreira. não servem para nada, aliás servem para gastar nosso dinheiro e contratar apadrinhados.

  • Marcio Ferreira
    11 Jan 2017 às 12:06

    Enquanto em várias cidades do país está havendo uma onda de pedidos da população para abaixar os salários dos vereadores, aqui em Cuiabá nossos vereadores foram mestres na arte da negociação. Aumentaram o salário para depois "abrirem mão" do aumento e ainda "congelarem" os salários por 8 anos...ou seja...garantiram que o salário não vai baixar.

  • TOTONHO PICANÇO
    11 Jan 2017 às 10:00

    Ô NENÉU, PÁRA DE FICAR DANDO ENTREVISTAS SEM SENTIDO PRÁTICO E ASSUME ESSA PREFEITURA QUE UM MONTE DE ELEITOR IDIOTA LHE DEU. EM 11 DIAS DESTE MES, HOUVE UMA COLETA DE LIXO ATÉ AGORA E FOI NO DIA 06/01. PÁRA DE FICAR JOGANDO CONFETES NESSES VEREADORES IRRESPONSÁVEIS E VAI TRABALHAR, FAZER JUS AO SALÁRIO QUE VOCÊ RECEBE, PAGO COM OS MEUS IMPOSTOS. É UMA SINA TRISTE PARA NOSSA CIDADE : NOS ÚLTIMOS 50 ANOS SÓ TIVEMOS UM PREFEITO SÉRIO, HONESTO, TRABALHADOR E COMPETENTE : O GRANDE DOUTOR FREDERICO CARLOS SOARES CAMPOS. O RESTO É ESSA MESMICE DE INCOMPETENTES, CORRUPTOS, CHEIOS DE ESQUEMAS E NEGOCIATAS , MENTIROSOS, E POR AÍ VAI...TODOS OS OUTROS,SEM EXCEÇÃO .

Sitevip Internet