Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

pra não ter arestas

Conselho “político” será constituído para evitar imbróglios entre prefeitos e governador em obras do VLT

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Conselho “político” será constituído para evitar imbróglios entre prefeitos e governador em obras do VLT
Dois conselhos serão constituídos por membros do Estado e dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande na futura retomada das obras de implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Um deles com características políticas, chamada de Conselho Executivo, será presidido pelo governador Pedro Taques (PSDB) e contará com a participação dos prefeitos das duas cidades envolvidas, Emanuel Pinheiro (PMDB) e Lucimar Sacre de Campos (DEM).


Leia mais:
Wilson Santos negocia com prefeitos isenção de R$ 200 mi em impostos para retomada do VLT

A função do Conselho Executivo será evitar imbróglios políticos na execução da obra que, inicialmente, contou com pouca participação municipal. A ideia do Estado é ouvir os apelos de cada chefe municipal para conseguir tocar a empreitada sem problemas administrativos e judiciais.

O apoio dos prefeitos será necessário para a isenção fiscal de impostos e taxas na ordem de R$ 200 milhões. Só assim a obra ficará economicamente viável para o Estado. Entretanto, alguns pontos são exigidos pelos chefes municipais. Em Várzea Grande, a prefeita Lucimar e o secretário Jayme Campos (DEM) já fizeram pedidos ao secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos (PSDB), para viabilizar um retorno na Avenida da FEB.

Este ponto é requisitado para a o VLT não isolar regiões de Várzea Grande. Inicialmente, o retorno já era previsto para ser construído na forma de trincheira aonde existe hoje apenas o viaduto de acesso do Bairro Cristo Rei a Cuiabá. Contudo, nas adaptações para acelerar a obra, ele foi retirado do projeto e o trânsito na região ficou dificultado. Atualmente, o motorista precisa sair de Várzea Grande e voltar para sair do Cristo Rei e acessar a via da Avenida da FEB do lado oposto.

Conselho Técnico

Além do Conselho Político será constituído um Conselho Técnico, formado por representantes técnicos, que tentarão dar respostas para todas as demandas do Conselho Executivo. Já estão definidos os nomes do Estado e de Várzea Grande, entre eles o arquiteto Rafael Detoni, envolvido no projeto desde a extinta Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo.

Pelo Estado, os membros serão o secretário adjunto do VLT, José Piccolli Neto, que é cuiabano e foi responsável pela implantação do VLT do Rio de Janeiro, o engenheiro civil e assessor especial do VLT, Thiago França, ex-secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá na gestão passada e o arquiteto Rafael Detoni.

Para representar Várzea Grande no Conselho Técnico, o secretário Jayme Campos já anunciou o secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes e membros de sua equipe técnica. Os técnicos por parte de Cuiabá ainda serão definidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet