Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ALTERNATIVA PARA CRISE

Proposta de Pedro Taques para reduzir população carcerária tem apoio de governadores

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Proposta de Pedro Taques para reduzir população carcerária tem apoio de governadores
Pelo menos 17 governadores de Estado consideraram factível e urgente tese do governador José Pedro Taques (PSDB), quanto à necessidade de criação de alternativas para a redução da população carcerária, entre outras medidas para se evitar rebeliões e fortalecimento de facções criminosas. A ideia é criar grupos de discussão de alternativas para diminuir no curto e médio prazo a quantidade de presos atrás das grades.

 
Leia também:
Taques tem reunião com Temer para pedir dinheiro e debater crise no sistema prisional

Pedro Taques passou toda a manhã desta quarta-feira (18) reunido com o Fórum dos Governadores,  discutindo principalmente a crise no sistema prisional, na Residência Oficial de Águas Claras, em Brasília, onde mora o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), do Distrito Federal. A tendência é que sejam criados grupos estaduais que elejam representantes para o grupo nacional. 
 
Oriundo do Ministério Público Federal e com passagem tenaz pelo Senado da República, Taques conhece como poucos o funcionamento do sistema prisional, inclusive os problemas crônicos. A proposta para que os reeducandos de crimes de menos ofensividade possam trabalhar deve fazer parte da discussão, já que responsáveis por mais de 70% da população carcerária, atualmente.
 
Já no período vespertino, Taques  tem reunião relevante com o presidente Michel Temer (PMDB), para pedir recursos destinados a investimentos em segurança pública e em novas penitenciárias. Além disso, também deve tratar de possíveis mudanças no reescalonamento das dívidas dos estados com a União.
 
Taques vai comunicar a Temer que Mato Grosso foi um dos poucos estados que tomou medidas preventivas para combater as facções, principalmente após o ‘salve a geral’ do primeiro semestre de 2016, quando ônibus foram queimados e agentes de segurança vítimas de atentados. 
 
Quando deixar o Palácio do Planalto, ainda nesta tarde, o  governador segue para reuniões em outros ministérios – a primeira parada é o Ministério da Justiça.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet