Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EX-PREFEITO DEFENDE

Mendes rebate críticas ao Parque das Águas e defende qualidade da obra: "problemas acontecem"

19 Jan 2017 - 14:45

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Ex-Prefeito Mauro Mendes

Ex-Prefeito Mauro Mendes

O ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) rebateu nesta quarta-feira (18) os questionamentos feitos sobre a qualidade das obras do "Parque das Águas" e da "Orla do Porto", que já apresentam pisos quebrados, pedras soltas e meio fio inacabado. Ele exaltou as dificuldades de se encabeçar projetos com recursos municipais e lembrou da necessidade constante de manutenção. “Problemas acontecem”, considerou.


A declaração foi dada na ocasião de sua ida ao Fórum da Capital, onde testemunhou na Sétima Vara Criminal, da juíza Selma Arruda, na ação penal que julga os jornalistas do Grupo Milas, acusado de extorsão contra políticos e empresários regionais.  

Leia mais:
MT assina pacto com a União, mas avalia uso das Forças Armadas no sistema prisional

Basta uma visita aos dois pontos turísticos para perceber que pouco mais de 20 dias da inauguração o “Parque das Águas” e a “Orla do Porto” já apresentam seus primeiros traços de abandono. Esgoto escorrendo para a lagoa Paiaguás, pedras soltas, pisos quebrados, asfalto das pistas de caminhada e ciclovia se "desfazendo", meio fio inacabado, portas e infiltração no banheiro. Tem faltado, até mesmo falta de papel higiênico para a população.

Para o ex-prefeito, entretanto, são problemas comuns que lembram o poder público da necessidade de manutenção constante. Mendes ainda criticou quem se atém somente aos pontos negativos destes locais. “Essas áreas ficaram abandonadas durante décadas na cidade de Cuiabá, eram depósitos de lixo, áreas abandonadas e acabadas, e nunca vi pessoas se importando com isso. Certamente que nós fizemos um belo projeto, executado com muita dificuldade, sem recursos do governo federal, sem recursos de parceiro, com recursos próprios e com todas as dificuldades de se fazer uma obra pública”, disse.

Provocado sobre alguns dos problemas elencados no Parque das Águas, Mauro rebateu. “Certamente toda obra tem problemas, se tem, vá lá e concerta. Instalamos lá mais de 20 mil m² de piso e deve haver uns 20 ou 30 m² que soltaram, por defeito da mão de obra, da instalação ou por conta dos problemas de fim de ano e da época das chuvas. Ponto”.

Por fim, sobre a qualidade dos materiais apresentados nas obras, sobretudo nos pisos, já danificados, Mendes defende. “O material é de excelente qualidade, piso Gail, mais de 100 anos de qualidade no Brasil. O que mais? A minha casa tem dois anos que construí e sempre tem manutenção, na Prefeitura tem sempre manutenção, em toda escola tem as equipes que cuidam da manutenção. Problemas acontecem, obras de asfalto, obras prediais, tem que ter manutenção. Falar diferente disso é desconhecer a realidade ou querer distorcê-la”, encerrou o ex-prefeito.

Inaugurado no fim da gestão, no dia 30 de dezembro de 2016, o “Parque das Águas”, no Centro Político Administrativo (CPA) sofreu uma sucessão de adiamentos de sua abertura ao público, por conta de obras não finalizadas. O que causou até mesmo a transferência do show da cantora Anitta para a "Orla do Porto".

Olhar Direto esteve no parque para verificar com a população quais as principais queixas. Muitas delas se referem à qualidade do asfalto da pista de caminhada. Ele está se desfazendo e apresentando buracos e acabamento mal concluído no meio fio. Faltam placas e sinalizações para quem pedala bicicleta, mas sobra lixo jogado por cidadãos sem o mínimo de consciência ambiental.

A “Orla do Porto”, infelizmente, não tem sido diferente: à beira do Rio Cuiabá, no Bairro do Porto, foi inaugurada no último dia 22 de dezembro de 2016 e apresenta azulejos quebrados, canos despontando do chão e pintura escorrendo da “Vila Cuiabana”.

Custando R$16 milhões aos cofres do município, o local provou ser capaz de oferecer uma bela festa de Réveillon, mas também um lamentável espetáculo de vandalismo: na grade, em frente ao rio, é possível verificar garrafas de água, embalagens de caixa de cerveja, potes de isopor e todo tipo de lixo jogado na orla, prontas para contaminar, ainda mais, o Rio Cuiabá. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet