Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

cinco mortos

Corpos de mãe e filha mato-grossenses mortas em queda de avião serão velados em Juína

Foto: Reprodução/Facebook

Corpos de mãe e filha mato-grossenses mortas em queda de avião serão velados em Juína
A família da mato-grossense Maíra Panas, 23 anos e a da mãe dela, Maria Ilda, de 55 anos, mortas no acidente aéreo, que vitimou o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki e mais quatro pessoas, na última quinta-feira (19), no litoral do Rio de Janeiro, informou que os corpos serão velados em Juína (754 km de Cuiabá).


Leia mais:
Testemunha relata desespero de mato-grossense que morreu presa às ferragens de avião: “Pedia socorro”
 
“O pai da Maíra e ex-marido da Maria foi até Angra dos Reis (RJ) para fazer o reconhecimento dos corpos. Lá, ele fará a liberação e depois os corpos serão encaminhados para Juína, onde acontece o velório e sepultamento”, disse uma das integrantes da família, que não se identificou.
 
A irmã de Maíra, de 29 anos, também mora na cidade do interior mato-grossense. Maria Hilda morava em Juína, onde trabalhava como coordenadora de uma escola. Ela era professora e tinha pelo menos duas pós-graduações. A mulher de 55 anos nasceu em Guarapuava (PR). Já Maíra nasceu em Juína e estava morando no estado de São Paulo. Ela atuava como fisioterapeuta de uma rede de hotéis.
 
Todos os ocupantes da aeronave já foram retirados e os corpos enviados ao Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis (RJ). Os passageiros foram todos identificados, são eles: Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal; Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, empresário; Osmar Rodrigues, piloto do avião; Maira Lidiane Panas Helatczuk, massoterapeuta de Filgueiras e Maria Ilda Panas, mãe de Maira.
 
Como já havia adiantado o Olhar Direto, mãe e filha foram convidadas por Carlos Alberto para um fim de semana, em Paraty (RJ). “O Grupo Emiliano registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos. E informa que está prestando apoio e informações aos familiares”.
 
Nesta sexta-feira (20), a Força Aérea Brasileira (FAB) recuperou a caixa-preta que grava as conversas na cabine do avião. Chamado de Cockpit Voice Recorder (CVR), o equipamento aparenta estar em boa condição, ainda segundo a FAB. O gravador de voz pode ser fundamental para esclarecer o que provocou a queda do avião. O equipamento registra os diálogos do piloto na cabine do avião, seja com outros passageiros ou com o controle de tráfego aéreo.
 
O aparelho passará por perícia em Brasília para que os investigadores descubram se ele estava ligado e registrou conversas durante o voo. A análise será em um laboratório na sede do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
 
Além do trabalho conduzido pela FAB, há outras duas investigações em curso: uma aberta pelo Ministério Público Federal (MPF); e uma conduzida pela Polícia Federal. MPF e Polícia Federal irão apurar se houve eventual intenção deliberada de derrubar o avião.
 
O caso
 
Duas mato-grossenses, identificadas como Maria Hilda Panas e sua filha, Maíra Panas, podem estar entre as vítimas do acidente aéreo que matou o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, que caiu na tarde da última quinta-feira (19), no litoral Sul do Rio de Janeiro. O avião prefixo PR-SOM era um modelo Hawker Beechcraft King Air C90 e pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos.
 
Segundo a assessoria de comunicação da Infraero, a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, e caiu próximo à Ilha Rasa, a 2 km de distância da cabeceira da pista do aeroporto da cidade fluminense. O avião é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas. Além dos já citados, também estavam no voo o piloto Osmar Rodrigues, de 56 anos e o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras.
 
O documento da aeronave estava regular, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) válida até abril de 2017. A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que tomou conhecimento da queda de uma aeronave na altura da Ilha Rasa por volta das 13h45 desta quinta-feira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet