Olhar Direto

Segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Notícias / Educação

Em doze horas, cinco mil se cadastram para apenas 3,7 mil vagas oferecidas em escolas e creches

Da Redação - Patrícia Neves

23 Jan 2017 - 16:07

Foto: Ilustração

Em doze horas, cinco mil se cadastram para apenas 3,7 mil vagas oferecidas em escolas e creches
Em doze horas, o número de pré-cadastros para vagas em unidades de ensino de Cuiabá supera em 35% a oferta total de vagas disponibilizadas. No geral, a Prefeitura de Cuiabá oferta 3,7 mil vagas para crianças de zero a cinco anos nas 51 creches e nos 17 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), mas cinco mil cadastros de pré-matrículas foram efetivados entre meia noite e meio dia de hoje, 23, conforme dados oficiais da Secretaria Municipal de Educação (SME). 

Leia Mais:
Secretaria de Educação vai reabrir matrículas para 11 vagas em duas creches

De acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria de Educação de Cuiabá a pré-matrícula online será realizada no período de 23 e 24 para as unidades instaladas nas regiões Norte e Leste. Já nos dias 25 e 26 para as regiões Sul e Oeste.  

A 'corrida' para tentar garantir uma vaga tem gerado reclamações de pais, já que muitos deles enfrentaram dificuldades para efetivar o pré-cadastro. A lentidão do sistema empregado pelo Executivo também foi fator de receio de muitos pais.

Irritados, alguns registraram em grupos de aplicativos celulares e também à imprensa a indignação pela insegurança ao tentar registrar o pré-cadastro online.  

A garantia da matrícula, no entanto, somente será feita após análise do  cadastro, atendendo  previsto pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Pùblico de Mato Grosso. A  SME e os gestores das unidades educacionais vão conferir e analisar os dados, além de realizar uma triagem e a seleção dos novos alunos. O critério utilizado será a proximidade da residência da criança em relação à unidade escolhida.

Cuiabá 

Questionada sobre os problemas, a Prefeitura de Cuiabá -  via assessoria  - informou que houve registro de lentidão no sistema, mas que a situação vem sendo normalizada ao longo do dia. Alertou ainda que o tempo médio para o registro do cadastro é de nove minutos. Quanto aos problemas para a finalização do procedimento, a assessoria reforça o pedido para que os pais e responsáveis insiram todos os dados seguindo as orientações pertinentes, como o cadastro adequado de  e-mail e telefone celular. 

Estações 

Caso haja dificuldades em fazer este procedimento ou o interessado não tenha acesso a computador e internet, ele pode se dirigir a uma das sete Estações de Acesso. Esses espaços contarão com dez computadores disponíveis em cada unidade para o uso do público. Além disso, dez servidores estarão disponíveis nos locais, aptos para auxiliar na realização da inscrição.

 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • CARLOS LUIZ
    25 Jan 2017 às 15:58

    Quem manda esse povo fazer tantos filhos....

  • VALERIA RODRIGUES ROCHA
    24 Jan 2017 às 13:16

    EU NÃO SEI MAIS OQUE FAZER , COM TANTA FALTA E ORGANIZAÇAO E RESPEITO COM CIDADÃO, ESTOU A ANOS TENTANDO VAGA PARA MEUS FILHOS E NADA ATE HOJE. CADE OS POLITICOS QUE PROMETERAM CRECHES PARA TODOS. NO CPA 3 PERTO DA LAGOA TA LÁ DINHEIRO JOGADO FORA , E NADA DE TERMINAR, É UMA VERGONHA ISSO,,,,,,,,,,,,,,

Sitevip Internet