Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Pontes e Lacerda

Após desocupação, MT quer Força Nacional para manter Serra do Caldeirão 'livre' de quadrilhas

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Após desocupação, MT quer Força Nacional para manter Serra do Caldeirão 'livre' de quadrilhas
A força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) deverá permanecer por mais dez dias no garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (470 km de Cuiabá) para garantir que a área não seja novamente ocupada. A informação é da assessoria da pasta.


Desde às 5h da madrugada de hoje, 24, cerca de 100 policiais atuam no trabalho de retirada dos invasores que ocuparam a região pela 4º vez. Dessa vez, de acordo com a pasta, os ocupantes estão fortemente armados.

Leia Mais:
Estado monta força-tarefa e inicia nova desocupação na Serra do Caldeirão e tenta expulsar quadrilha

De acordo com a Sesp, o titular da pasta irá requisitar, novamente, ao Ministério da Justiça que envie para o Estado equipes da Força Nacional de Segurança para permanecer na região após a ação de desocupação. 

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Marcos Vieira da Cunha, disse que "nosso trabalho aqui é para coibir a extração ilegal de minérios, porte de arma e crimes ambientais”.

Danos 

Há dez dias, em nova ação judicial, Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF) solicitam que a União deposite R$ 500 mil mensalmente ao Estado para a realização de ações reparatórias na região. 

Histórico 

A  área foi ocupada no dia 30 de dezembro passado. A região já teve outras invasões no ano de 2015 e 2016, quando as forças de segurança do Estado retomaram o local e entregaram para União por meio do Exército brasileiro, que por 30 dias garantiu a desocupação. Em 2015, o potencial do garimpo ganhou repercussão nacional e gerou uma verdadeiro 'corrida em busca do sonho dourado'. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet