Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

QUESTÃO DE BOM SENSO

Emanuel Pinheiro prorroga prazo para pagamento do IPTU para atender funcionalismo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Emanuel Pinheiro deseja mudar data de vencimento do IPTU

Emanuel Pinheiro deseja mudar data de vencimento do IPTU

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto ou parcelado terá como prazo o dia 11 de maio. A decisão do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), de Cuiabá, deve-se ao fato de os servidores públicos do Estado receberem no dia 10 ao mês subseqüente trabalhado.

 
A Prefeitura de Cuiabá vai lançar o IPTU 2016 em  e a expectativa da equipe econômica é de que o arrecadado supere a superior a 70% do montante faturado.

Leia Mais:
Emanuel adota estilo “paz e amor” com administração Mauro Mendes e admite compor em 2018
 
Emanuel disse que a municipalidade não deseja prejudicar os servidores públicos do Estado. Desde o final de 2016, o funcionalismo passou a receber os salários no dia 10 do mês subseqüente ao trabalhado – antes era no último dia do mês.
 
“Vamos mudar para o dia 11 em decorrência de ter mudado o calendário de pagamento do salário dos servidores públicos do Estado, que passou para o dia 10”, afirmou o chefe do Poder Executivo da Capital. “Se eu mantivesse o pagamento no último dia útil do mês, iria trazer prejuízos aos servidores, que iriam pagar com multa ou poderiam perder a oportunidade de pagar com desconto”, argumentou Pinheiro.
 
O entendimento do prefeito é de que, se mantivesse o pagamento no último dia útil do mês (de abril), iria provocar prejuízos aos servidores, que acabariam pagando o imposto com multa. Pinheiro não irá reenviar o projeto de revisão da Planta Genérica de Valores dos  Imóveis para a Câmara de Cuiabá.
 
É sobre a Planta Genérica que o IPTU é calculado. Ele preferiu  consultar o Tribunal de Contas (TCE) para saber a possibilidade de ser responsabilizado por isso.
 
“Já descartei o aumento. Vou fazer uma consulta ao Tribunal de Contas para saber a possibilidade de ser responsabilizado. Estou preocupado em fazer a formalidade legal do ato”, ponderou.
 
Emanuel Pinheiro avisou que  já abriu um estudo para um reajuste de praxe, resultante da inflação acumulada de novembro 2015 a outubro de 2016, que ficou pouco acima dos 7%. Por lei, o índice utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado   pelo IBGE e considerado oficial para os impostos.
 
Em Cuiabá, o IPTU é de 0,4% sobre o valor do imóvel, de casas e apartamentos, e de 2% no caso de terrenos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet