Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

federalização

Taques chama proposta de Wellington de “aventura” e diz que Estado não é “vaca” para ser mamado

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Taques chama proposta de Wellington de “aventura” e diz que Estado não é “vaca” para ser mamado
O governador Pedro Taques (PSDB) voltou a criticar a proposta do senador Wellington Fagundes (PR) de federalização do novo pronto-socorro de Cuiabá, cujas obras caminham para a finalização, no bairro Ribeirão do Lipa. De acordo com Taques, essa ideia é coisa de “aventureiro” e uma “enrolação”.

 
Leia Mais:
Fagundes 'desce do muro' e começa construir pré-candidatura para ser principal opção contra Taques em 2018
 
“Agora alguns aventureiros querem fazer com que esse hospital [pronto-socorro] seja transformado em hospital universitário. Isso aqui é uma enrolação. Sou contra”, afirmou. “Esse hospital tem que ser pronto-socorro”, completou. Segundo ele, o dinheiro e o objetivo para as obras são diferentes.
 
“A administração passada fez uma lambança lá construindo o hospital em um banhado, só tem 11% da obra pronta”, criticou. Taques garante que não deixará que ninguém leve os méritos pela obra realizada em parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Cuaibá. “Agora que o filho está bonito, aqui no hospital e pronto-socorro que nós estamos construindo, todo mundo quer ser pai e mãe, mas é bom que possam entender que não vamos permitir madrasta e padrasto nesse hospital público aqui que nós estamos construindo”, completou. 

Mamando nas tetas do Estado
 
Taques ainda subiu o tom da crítica e chegou a nominar o senador Wellngon Fagundes ao falar que existem pessoas que mamas nas benesses do Estado. “O Estado não é uma vaca, mas algumas pessoas parecem [bezerro] guaxo e acham que o Estado é uma vaca que pode mamar no Estado. Pra estes que entendem que o Estado é uma vaca, que querem ficar igual guaxo, aquele bezerro que não desmama nunca, nós podemos usar lipecid. Não sei se o povo lembra o que é lipecid, é aquela coisa de matar bicheira. Tenho certeza que o senador Wellington conhece bem de lipecid porque ele tem uma empresa que vende produtos agrícolas”, alfinetou.  
 
A declaração foi feita em entrevista coletiva ao vivo concedida para as emissoras de rádio de Mato Grosso, organizada pelo Gabinete de Comunicação do Estadp. Mais de 80 emissoras retransmitem o programa. Ainda sobre a saúde, Taques afirmou que confia no trabalho do secretário João Batista. “Nós vamos virar a chave da saúde, mas eu não vou pedir paciência ao cidadão”.
 
Federalização do pronto-socorro
 
O senador Wellington Fagundes, líder do PR no Senado, encaminhou ao Ministério da Saúde uma proposta que consiste em transformar e federalizar o novo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, que está sendo construído nas imediações do Centro de Eventos do Pantanal, em novo Hospital e Pronto-Socorro Universitário Julio Muller. O senador explica que a intenção é resolver o em caráter emergencial o caos na saúde pública, especialmente quanto à disponibilidade de leitos hospitalares.

A ideia, segundo o senador, é ‘trocar’ uma obra paralisada, no caso, o novo Hospital Universitário Júlio Muller, na Rodovia Palmiro Paes de Barros,  pela conclusão do novo Pronto Socorro de Cuiabá. Wellington Fagundes inclusive já se reuniu com o ministro Ricardo Barros e com diretores do HUJM, para tratar do assunto.
 
A proposta do senador, levada ao ministro da Saúde, permite que os recursos liberados pela União, na ordem de R$ 70 milhões, que se encontram parados na conta do Governo do Estado há mais de três anos para obras do novo Hospital Universitário sejam aplicados nas obras do novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá.  Nesse modelo, o novo Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá passaria a ter uma gestão compartilhada com o Governo Federal, com melhores resultados. 

Atualizada às 09h34.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet