Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ato de grandeza

Ser policial era sonho de infância, conta militar que socorreu acidentado na chuva

Ser policial era sonho de infância, conta militar que socorreu acidentado na chuva
A imagem de um policial militar protegendo um homem acidentado, durante uma forte chuva em Cuiabá, na avenida Tenente Coronel Duarte, chamou a atenção durante o último final de semana. A imagem viralizou nas redes sociais como um  bom exemplo, mas para o policial responsável pelo ato, o soldado César Pereira da Silva Costa, o que aconteceu é, na verdade, algo muito comum e rotineiro e que nem sempre tem o reconhecimento devido.


Leia Mais:
PM é assassinado por ladrões durante roubo a residência; suspeito morre em confronto


“Esse é o papel da Polícia: servir e proteger. Fico feliz pelas pessoas terem visto e reconhecido, mas isso é algo normal dentro da Polícia Militar. Eu prefiro levar essa imagem por todos os outros policiais que tomam atitudes assim, mas que nem sempre são reconhecidas”, comenta.

De fato o caso seria uma ocorrência “normal” se um dos espectadores do fato não tivesse registrado tudo. Em uma foto trêmula, César aparece de costas, no meio da avenida e debaixo de uma chuva enviesada que caía pela cidade. A moto do rapaz socorrido aparece logo atrás do soldado, encostada na calçada. Em segundo plano, a figura das pessoas no ponto de ônibus encolhidas para fugir da água parece sugerir que pouca gente se importava com o homem no chão. César, no entanto, desmente o que a imagem sugere.

“Quando nós estávamos lá apareceu um senhor que cedeu o guarda-chuva. Sempre tem um popular que nos ajuda. Há algumas semanas, em uma ocorrência de um acidente, tinha um pessoal cuidando de um moço que tinha caído de moto, e lá também chovia”, conta o policial.

Vocação e família

Além do senhor que ofereceu o guarda-chuva, a imagem também não revela os dois outros oficiais que estavam na viatura e o ajudaram a atender o homem acidentado. Um deles, o tenente James Alves, foi quem chamou o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Os três policiais esperaram por 20 minutos até a ambulância chegar.

Ele conta que está há um ano na polícia. Explica que sonhava desde em criança em ser policial e que tem realizado diariamente o seu sonho de infância. O soldado lamenta que as pessoas ainda se espantem com atitudes como estas. Para ele, a grande culpa disso é o fato de a polícia ter uma imagem repressiva e agressiva em relação aos cidadãos.

“Nem todo mundo pensa assim da polícia, mas a gente sabe que tem muita gente que pensa. Cabe a nós policiais mudarmos isso diariamente. Quando a gente trabalha a gente pensa na nossa família e para eles que eu quero dar bons exemplos”, comenta.

Aos 27 anos, Costa é pai de três filhos. “Dois de ‘criação’ e uma de 2 anos”, explica. É para os três que o soldado dedica o seu trabalho. E, para além deles, os colegas que também “se reconheceram” uma vez que passam por histórias como esta diariamente. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet