Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

pró-escolas

Em Brasília, Taques busca ajuda para projetos na área da educação

Foto: GCOM-MT

Em Brasília, Taques  busca ajuda para projetos na área da educação
O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) e o secretário Estadual de Educação, Marco Marrafon, apresentaram ao ministro da Educação, Mendonça Filho, o Programa Pró-Escolas. A equipe do Governo do Estado está em Brasília (DF) nesta terça-feira (07), em busca de recursos para financiar 15 unidades do Centro Integrado de Educação Escola-Comunidade (CIEC). O Executivo mato-grossense já tem recursos próprios para a construção de quatro unidades e busca alcançar a meta de 19 com a ajuda do Governo Federal.


Leia Também:
Secretário e prefeitos debatem transporte escolar

O chefe do Executivo, também discutiu o projeto ‘Caminhos da Escola’, que trata do transporte escolar para várias cidades mato-grossenses. “Falamos sobre a busca de micro-ônibus para o Caminhos da Escola. Hoje temos a necessidade de 264 unidades e pedimos a liberação de recursos, que será analisada pelo ministro nos próximos dias. Também discutimos a educação indígena e quilombola e pedimos apoio por meio de financiamento para construção de 25 escolas voltadas para este público, o  que também será analisado”, afirmou o governador.

Além disso, o secretário explicou que buscará financiamento junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Hoje apresentamos o projeto com o padrão destas escolas, que é de nível nacional, e agora o próprio ministro nos ajudará na coleta de recursos para realizarmos”, explicou o secretário Marrafon.
Representantes da bancada mato-grossense em Brasília também participaram da reunião e já dispuseram emendas para a compra de 1.184 aparelhos de ar-condicionado para escolas da rede estadual.

Financiamento do transporte escolar

O repasse estadual para o transporte escolar para os 141 municípios de Mato Grosso é queixa frequente do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) Neurilan Fraga. Segundo defende Fraga, o valor não tem reajuste desde 2010, o que vem sobrecarregando os cofres municipais há vários anos. “Vivemos um momento de crise, em que há uma redução drástica na arrecadação dos municípios. Sendo assim, temos que rever esses valores, considerando que estão desatualizados, sem contar o aumento do litro do óleo diesel e das peças de reposição dos ônibus escolares”, assinalou.

Em 2015 a Seduc repassou aos municípios R$ 1,89 por quilômetro rodado. Para este ano a secretaria sinaliza aumentar para R$2,05. Além dos alunos da rede municipal, muitos municípios chegam a transportar de 60% a 70% dos estudantes de escolas estaduais, dependendo da região.

Saúde Pública

Além da questão do transporte escoalr, Taques também tratou de repasses para reformas nos hospitais recionais do Estado, como o ministro da Saúde, Ricardo Barros. "O mais importante é que nós pedimos ao ministro repasses para reformar 7 hospitais regionais. Há hospitais que estão há 30 anos parados sem reformas. E nós pedimos que o ministro nos ajude. Também falamos do aumento dos repasses para a atenção básica, com especial atenção as emendas parlamentares", disse o governador durante entrevista na Capital Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet