Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

2,77% em Mato Grosso

Apenas 1,98% das edificações de Cuiabá e Várzea Grande tem alvará contra incêndio

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Apenas 1,98% das edificações de Cuiabá e Várzea Grande tem alvará contra incêndio
Um levantamento da Diretoria Contra Incêndio e Pânico (DCIP), do Corpo de Bombeiros, aponta que apenas 1,98% das edificações de Cuiabá e Várzea Grande possui Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico (ASCIP). Ao todo, são mais 119 mil prédios nos dois municípios. Em mato grosso, o número sobe para 2,77%.


Leia mais:
Responsável por depósito que pegou fogo critica bombeiros: “Avisei que não podia jogar água”; fotos e vídeos
 
“Ao todo, nós temos cerca de 360 mil edificações em Mato Grosso. Em Cuiabá e Várzea Grande são mais de 119 mil. Porém, só 1,98% dos dois municípios tem este alvará. O critério principal para que formássemos a lista de prioridades, foi a quantidade de pessoas em risco. De mil que nós fiscalizamos recentemente, apenas 40 estavam com toda a documentação certa”, disse ao Olhar Direto o coronel Roger Ramos Martins, diretor de segurança contra incêndio e pânico.
 
Segundo o tenente Almeida, que integra as equipes de vistoria, o trabalho é árduo e não diferencia prédios públicos ou privados: “Nós realizamos uma busca de escolas, hospitais, locais em que há uma grande concentração de pessoas. Não diferenciamos os públicos e privados. Fiscalizamos, inclusive, todos os quartéis dos bombeiros”.
 
O diretor explica ainda que das 363 edificações vistoriadas em janeiro deste ano, só 24 tinham o alvará, o que representa cerca de 6%. O coronel ainda explica que um local só é interditado quando há risco iminente às pessoas: “Nos outros casos, precisa primeiro ter a notificação, depois uma multa e por fim a interdição. No meio disto, tem os prazos para que os proprietários se regularizarem”.
 
“Infelizmente, depois da primeira fiscalização, nós só voltamos quando dá tempo, não é no fim do prazo. Nós temos apenas 12 bombeiros para fazer todo este trabalho. Seriam necessários 436, para atender toda a demanda de Cuiabá e Várzea Grande”, lamenta o diretor. O tempo médio para análise dos projetos é de sete dias e, caso precise de reanálise, são mais sete. Porém, o prazo legal é de 30 dias.
 
O Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico tem como objetivo fixar critérios mínimos de segurança necessários à prevenção e proteção contra incêndio e pânico; proteger a vida dos ocupantes das edificações em caso de incêndio, explosões e pânicos; impedir e dificultar a propagação de incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e patrimônio; proporcionar meios de controle e extinção do incêndio e dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros. A lei de 2005 pode ser encontrada no AQUI.



Incêndios

Em Cuiabá e Várzea Grande, foram registrados dois incêndios na última terça (07). O primeiro aconteceu em uma loja de produtos agrícolas, localizada na avenida da FEB, em Várzea Grande. Segundo as informações, as chamas atingiram um mezanino, que fica na parte superior do local. A principal suspeita é que um curto-circuito tenha dado início ao incêndio.

No segundo, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio que consumiu parte de uma empresa que revende produtos para limpeza de piscina na avenida das Torres, em Cuiabá. O material atingido reage com água, por este motivo, os profissionais precisaram isolar o local para evitar que as chamas passassem para residências vizinhas. Ninguém ficou ferido na situação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet