Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Situação de Emergência

Após alagamento, prefeito se preocupa com doenças em Campo Novo: “Rezando para que não chova”; veja fotos

Foto: Reprodução/Facebook

Após alagamento, prefeito se preocupa com doenças em Campo Novo: “Rezando para que não chova”;  veja fotos
O prefeito de Campo Novo do Parecis (444 km de Cuiabá), Rafael Machado (PSD), disse em entrevista exclusiva ao Olhar Direto que a maior preocupação, após a chuva, é a da proliferação de doenças. Isso porque a maioria das casas do bairro Jardim das Palmeiras tem fossas sépticas, que transbordaram: “Este é outro ponto que nós estamos preocupados. Além disto, continuamos rezando para que não chova mais, se não, a água vai voltar a subir”. Neste momento, apenas 15 famílias permanecem em escolas.


Leia mais:
Taques agradece solidariedade e cobra investigação do MPE em obra de R$ 16 milhões de cidade que alagou em MT
 
Em uma ação conjunta com produtores da região, foram colocadas bombas para ajudar a retirar a água do bairro: “Com a parada da chuva amenizou bem. Agora, não temos mais nenhuma casa afetada com água. O que temos são outros risco, como a aparição de baratas, ratos e também proliferação de doenças. As fossas transbordaram, o que pode causar uma contaminação”.
 
Rafael também explicou à reportagem que a Defesa Civil do Estado permitiu que os moradores retornassem para as suas casas: “Eles estão ajudando a descontaminar, entenderam a situação. Como não foi o rio que atingiu as casas, não teve correnteza, as residências não tiveram abalos. O que ficou foi a sujeira e o estrago causado”.
 
Com isto, apenas 15 famílias ficaram hospedadas na escola, sem poder retornar. A torcida do prefeito é para que a chuva não volte: “Estamos rezando para que não volte. Se chover, volta a transbordar. “Por enquanto, a situação está sobre controle. Estou tendo muita oferta de doações. Isso acaba gerando outra estrutura para atendê-las. Tenho que ter depósito, saber onde guardar, cuidar para não ser saqueado. É uma verdadeira operação. No momento, estamos tranquilos com as doações, temos o suficiente”.
 
“Tenho que destacar a vinda do governador Pedro Taques (PSDB) e dos secretários [Wilson Santos e Max Russi] aqui. Trouxeram engenheiros para resolver o problema, não vieram para tirar foto e se aproveitar da situação. Pedro Taques trouxe um corpo técnico para chegarmos a uma solução para que não ocorra isto novamente. Achei interessante e é válido registrar”, finalizou o prefeito.
 
Taques esteve reunido durante aproximadamente dez minutos com técnicos e autoridades, com o objetivo de traçar um plano para amenizar os impactos e tentar resolver o problema de vez. “Trouxemos engenheiros, técnicos, bombeiros militares, para estar fazendo o levantamento e ver qual a medida a ser tomada a partir de agora. Desde já quero agradecer a população que colaborou com as famílias desabrigadas, agradecer o prefeito Rafael Machado pelo trabalho até aqui e dizer que somos parceiros nessa luta”, disse o governador.
 
O governador ainda aproveitou para conversar com algumas das famílias desabrigadas. O prefeito da cidade, Rafael Machado (PSD), decretou situação de emergência na cidade, que deve ser reconhecida na próxima segunda-feira (13) pelo Estado. Após esta etapa, o pedido segue para reconhecimento federal, com o objetivo de angariar recursos da União para auxiliar nos trabalhos.
 
“Decretei situação de emergência, a Defesa Civil está aqui desde ontem (11) e já aceitaram a minha solicitação, deve ser publicada amanhã no Diário Oficial do Estado. Isto é a base de uma série de encaminhamentos que precisamos fazer. Tem a questão da vinda de medicamentos, colchões, entre outros. Recebemos uma ótima assistência por parte do Estado, nos impressionou tamanha eficiência”, explicou o prefeito.
 
Os alagamentos são comuns no bairro. Nos últimos dias, a chuva já havia inundado as ruas, mas com a continuidade da precipitação a água avançou para as casas dos moradores.  O Jardim das Palmeiras é conhecido pelos moradores como “piscinão” por se tratar de um local por onde a água é escoada.
 
A Secid informou que em dois dias choveu 300 milímetros na região, fazendo rios e córregos que cortam a cidade subirem em 70 centímetros. Mais de 700 casas já foram invadidas pela água no bairro Jardim das Palmeiras, o maior da cidade, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura Municipal. Ao todo, são quase três mil pessoas impactadas.

Imagens áreas mostram a água barrenta tomando uma grande extensão da cidade:
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet