Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Impressionante

Vídeo mostra estragos em cidade de MT onde choveu em 48h o esperado para um mês

Foto: Reprodução

Vídeo mostra estragos em cidade de MT onde choveu em 48h o esperado para um mês
Um vídeo publicado pela empresa ‘DroneParecis’ mostra os estragos causados pela chuva que caiu em Campo Novo do Parecis (444 km de Cuiabá), na última semana (11). As imagens, capturadas por um drone, revelam o tamanho do prejuízo que as famílias do bairro Jardim das Palmeiras tiveram. Ao todo, foram 310 milímetros de precipitação que caíram em 48 horas, mais do que o esperado para o mês de fevereiro.


Leia Também:
Após alagamento, prefeito se preocupa com doenças em Campo Novo: “Rezando para que não chova”; veja fotos
 
As imagens mostram as casas tomadas pela água. Em alguns pontos é possível ver barcos passando pelas ruas do bairro. Foram três mil pessoas atingidas pelo alagamento. Porém, apenas 15 famílias permanecerem em escolas, já que a maioria pôde retornar para as suas residências.


 
Outro vídeo, ao qual o Olhar Direto teve acesso, mostra duas pessoas em uma caminhonete tentando atravessar o ‘rio’ que se formou em uma lavoura. Nas imagens, é quase impossível enxergar terra. A água chega a cobrir todo o capô da caminhonete, que tem dificuldades para avançar.


 
Em 48 horas, choveu em Campo Novo do Parecis mais do que o previsto para o mês todo. Foram 310 milímetros de chuva e três mil pessoas atingidas pelo alagamento. Conforme informações da Defesa Civil, o local que recebe a água pluvial daquela região, chamado de "piscinão", não suportou e transbordou, atingindo casas, comércio e instituições. Em análise preliminar da Defesa Civil, isso se deve ao avanço da pavimentação urbana sem um sistema eficiente de drenagem da água.
 
Uma equipe de engenheiros da Secid deve chegar a Campo Novo do Parecis no começo desta semana para fazer um estudo aprofundado da área e propor uma solução definitiva. "Claro que houve um excesso de chuva, mas é preciso preparar o bairro para impactos iguais a este ou superiores. Vamos analisar quais as contribuições de água que chegam ao bairro, se a drenagem feita é suficiente, se o chamado ‘piscinão’ tem escape. Vamos tratar o assunto com a responsabilidade que o caso requer", garantiu o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos (PSDB).
 
Emergencialmente, a Prefeitura e voluntários fizeram um canal e, com apoio de uma máquina, estão fazendo a drenagem do lodo acumulado. Com isso, a maior parte das pessoas alojadas na Escola Municipal Jardim das Palmeiras retornou para suas casas. “Mas o município segue em estado de alerta, pois a chuva não deve parar tão cedo”, lembrou o prefeito Rafael Machado (PSD).
 
O governador Pedro Taques (PSDB) visitou a cidade no último domingo (12) e também agradeceu o empenho da população: “Trouxemos engenheiros, técnicos, bombeiros militares, para estar fazendo o levantamento e ver qual a medida a ser tomada a partir de agora. Desde já quero agradecer a população que colaborou com as famílias desabrigadas, agradecer o prefeito Rafael Machado pelo trabalho até aqui e dizer que somos parceiros nessa luta”.
 
Preocupação
 
O prefeito de Campo Novo do Parecis disse, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, que a maior preocupação, após a chuva, é a da proliferação de doenças. Isso porque a maioria das casas do bairro Jardim das Palmeiras tem fossas sépticas, que transbordaram. Neste momento, apenas 15 famílias permanecem em escolas.
 
Rafael também explicou à reportagem que a Defesa Civil do Estado permitiu que os moradores retornassem para as suas casas: “Eles estão ajudando a descontaminar, entenderam a situação. Como não foi o rio que atingiu as casas, não teve correnteza, as residências não tiveram abalos. O que ficou foi a sujeira e o estrago causado”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet