Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Campo Novo do Parecis

Aposentado relata desespero durante alagamento: “Só deu tempo de levantar os móveis”; vídeo e fotos

13 Fev 2017 - 17:31

Da Redação - Wesley Santiago/Especial para o Olhar Direto - Willian Tessaro

Foto: Willian Tessaro/Olhar Direto

Aposentado relata desespero durante alagamento: “Só deu tempo de levantar os móveis”;  vídeo e fotos
O aposentado Genésio da Silva, de 65 anos, viveu momentos de tensão durante as 48 horas de chuva intensa, entre o fim da tarde da última quarta-feira (08) e sexta-feira (10), na cidade de Campo Novo do Parecis (444 km de Cuiabá), que causou alagamento no bairro Jardim das Palmeiras e desalojou 300 famílias: “Só deu tempo de levantar os móveis”. Morando há  14 anos no local, foi a primeira vez que teve a casa invadida pela água.


Leia Também:
Alagamento em Campo Novo do Parecis une população: "Todos se abraçaram", lembra prefeito; veja novas fotos
 
“Eu estava em casa e começou a chover muito forte. A água do piscinão começou a encher e a água escoou para dentro do piscinão, que não resistiu. Transbordou o primeiro piscinão, que é o antigo, onde fica a pista de Motocross hoje, um fica de frente para o outro. Depois que os dois encheram, a água veio”, disse o aposentado ao Olhar Direto.

 

Os piscinões do Jardim das Palmeiras recebem água de quatro bairros. O aposentado relata à reportagem que a água chegou a 40 centímetros dentro da sua residência: “Só deu tempo de levantar os móveis para não perder as minhas coisas com a água”. Esta é a primeira vez que alaga, desde 2003, quando ele se mudou para o local: “Dentro da casa é a primeira vez que entra água, no quintal já tinha acontecido outras vezes”. Genésio planta feijão e batata doce em frente ao piscinão.
 
No momento, quase não tem mais água no bairro. Duas dragas estão bombeando 240 metros cúbicos de água para fora do piscinão, o que auxiliou para que a água saísse. A prefeitura da cidade informou que, em 24 horas, baixou mais de um metro do alagamento. Porém, a tensão ainda é grande, já que um novo temporal com força média ou forte pode voltar a complicar a situação.


(Foto: Willian Tessaro/Olhar Direto)
 
O governador Pedro Taques (PSDB) visitou a cidade no último domingo (12) e também agradeceu o empenho da população: “Trouxemos engenheiros, técnicos, bombeiros militares, para estar fazendo o levantamento e ver qual a medida a ser tomada a partir de agora. Desde já quero agradecer a população que colaborou com as famílias desabrigadas, agradecer o prefeito Rafael Machado pelo trabalho até aqui e dizer que somos parceiros nessa luta”.
 
Preocupação
 
O prefeito de Campo Novo do Parecis disse, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, que a maior preocupação, após a chuva, é a da proliferação de doenças. Isso porque a maioria das casas do bairro Jardim das Palmeiras tem fossas sépticas, que transbordaram. Neste momento, apenas 15 famílias permanecem em escolas.
 
Rafael também explicou à reportagem que a Defesa Civil do Estado permitiu que os moradores retornassem para as suas casas: “Eles estão ajudando a descontaminar, entenderam a situação. Como não foi o rio que atingiu as casas, não teve correnteza, as residências não tiveram abalos. O que ficou foi a sujeira e o estrago causado”.
 
Jardim das Palmeiras
 
Os alagamentos são comuns no bairro. Nos últimos dias, a chuva já havia inundado as ruas, mas com a continuidade da precipitação a água avançou para as casas dos moradores.  O Jardim das Palmeiras é conhecido pelos moradores como “piscinão” por se tratar de um local por onde a água é escoada.
 
A Secid informou que em dois dias choveu 300 milímetros na região, fazendo rios e córregos que cortam a cidade subirem em 70 centímetros. Mais de 700 casas já foram invadidas pela água no bairro Jardim das Palmeiras, o maior da cidade, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura Municipal. Ao todo, são quase três mil pessoas impactadas.
 
Uma equipe de engenheiros da Secid deve chegar a Campo Novo do Parecis no começo desta semana para fazer um estudo aprofundado da área e propor uma solução definitiva. "Claro que houve um excesso de chuva, mas é preciso preparar o bairro para impactos iguais a este ou superiores. Vamos analisar quais as contribuições de água que chegam ao bairro, se a drenagem feita é suficiente, se o chamado ‘piscinão’ tem escape. Vamos tratar o assunto com a responsabilidade que o caso requer", garantiu o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos (PSDB).
 
Previsão do tempo
 
A situação ainda é complicada na cidade e as autoridades estão em alerta. A previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), instituto ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que a possibilidade de chuva deve ficar entre 80% e 90% durante toda a semana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet