Olhar Direto

Terça-feira, 25 de julho de 2017

Notícias / Política MT

Preparado para “disputa silenciosa” contra Maluf, Domingos não abre mão de se candidatar ao TCE

Da Redação - Jardel P. Arruda

16 Fev 2017 - 18:08

Foto: JLSiqueira/ALMT

Preparado para “disputa silenciosa” contra Maluf, Domingos não abre mão de se candidatar ao TCE
Candidato declarado para a vaga de conselheiro estadual de contas, o deputado José Domingos Fraga (PSD) afirmou, nesta quinta-feira (16), que nem pensa em recuar, apesar dos crescentes rumores em torno do nome do deputado Guilherme Maluf (PSDB). Apesar de dizer preferir não polarizar uma contenda com outro parlamentar, diz estar pronto para, se necessário,  uma disputa pelo votos secretos dos colegas da Assembleia Legislativa.

Leia mais:
Botelho afirma que vaga no TCE deve ser para Zé Domingos, mas considera legitimo pleito de Maluf

“Seria uma disputa silenciosa. O plenário faria uma votação secreta. Mas eu não abro mão”, garantiu Domingos Fraga. Ele confirma os rumores de uma candidatura do tucano, mas também ressalta nunca ter visto o possível rival declarar essa vontade publicamente. Caso os dois sejam candidatos, ambos seriam sabatinados na Assembleia e os deputados votariam em quem considerassem mais apto ao cargo.

Por enquanto, Domingos aposta em um antigo acordo para ser candidato único entre os deputados. “Eu espero que os deputados que se manifestaram, apesar de não em público, possam rever porque possuem um compromisso comigo desde a legislatura passada de que quando vagasse a vaga quem poderia estar ocupando é o Zé Domingos. Até pela história, pela dedicação exclusiva, por ser o mais preparado. E todos são muito mais jovens que eu, têm mais tempo para trabalhar”, argumentou.

Entretanto, a vaga no Tribunal de Constas do Estado (TCE) ainda não existe. Apesar de Humberto Bosaipo ter renunciado ao cargo em 2014, após ter passado três anos afastado por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), uma pendência judicial tem travado a possibilidade de alguém ser indicado.

Para destravar essa vaga, a Assembleia Legislativa aprecia uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 61/2011 que revoga os artigos da Constituição Estadual que causam a pendência judicial. Com isso, a vaga poderia voltar a ser ocupada. O projeto já foi aprovado em primeira votação, agora precisa passar uma segunda vez pelo plenário, mas antes uma comissão especial de deputados deverá a analisar e exarar uma parecer sobre o objeto.

A tendência é que a PEC seja aprovada em março. Após a comissão especial exarar parecer, que deverá ser formada por cinco deputados de acordo com a proporcionalidade do pleno, a matéria poderá ser votada em 15 dias. Caso não haja concorrência interna, a PEC deve ser enviada mais rapidamente à apreciação. Contudo, se a disputa nos bastidores efervescer, o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (PSB), pode segurar o projeto até um consenso ser formado entre os parlamentares. 

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • JEFERSON MATOS
    17 Fev 2017 às 15:44

    TCE não é abrigo de políticos carreiristas. Políticos não devem contaminar o TCE cm seus vícios. #FORATAQUES

  • Ziraldo
    17 Fev 2017 às 12:22

    Só quero saber qual o notório saber jurídico do dr fraga, essa mamata tfm de acabar um dia,correto era fazer um concurso e coçar quem realmente conhece de leis

  • Ziraldo
    17 Fev 2017 às 12:22

    Só quero saber qual o notório saber jurídico do dr fraga, essa mamata tfm de acabar um dia,correto era fazer um concurso e coçar quem realmente conhece de leis

  • Lair Motta Dallasanta -Rondonópolis-MT
    17 Fev 2017 às 10:19

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • ALINOR BATISTA MOURA FILHO
    17 Fev 2017 às 10:11

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Fernando Kluivert
    16 Fev 2017 às 21:13

    Tem razão Totonho. É um escárnio o que acontece há tempos dentro de nosso TCE. O cargo de Conselheiro, antes não tão cobiçado, mas reservado às velhas raposas, é hoje disputadíssimo por razões escusas. Aqueles ungidos pela graça do Executivo ou Legislativo, antes de serem capacitados tecnicamente, parece quererem ser recompensados pela sua trajetória política e lealdade partidária, tão somente, como se o cargo fosse um presente pelos seus préstimos. Na verdade presente é, pois além de agraciar o mandatário, toda a sua família e apadrinhados são levados juntos. Basta dar um pesquisada na folha salarial do TCE, lotada de bezerros com sobrenomes bem conhecidos. É uma casa de família, no pior sentido. Criam-se comissões aos montes.. São estes os "campos" onde os bezerros querem para sempre estar..

  • JUSTO
    16 Fev 2017 às 20:24

    QUE PERFIL ESSE SENHOR TEM PARA SER CONSELHEIRO DO TCE, VAMOS A RUAS PARA ACABAR COM ESSA ABERRAÇÃO DE POLITICOS EM FIM DE CARREIRA SER ACOMODADO NESSA CASA COM SALARIOS VITALICIO.

  • TOTONHO PICANÇO
    16 Fev 2017 às 18:30

    O CORPO TÉCNICO DO TRIBUNAL DE CONTAS É DE ALTÍSSIMO GABARITO E CUMPRE MUITÍSSIMO BEM SUAS ATRIBUIÇÕES. PARABENS A VOCÊS, TECNICOS DO OS TCEs E DO TCU ! QUANDO FALAMOS DOS FAMIGERADOS E APOLITICALHADOS CONSELHEIROS, AÍ A COISA DESANDA. OS CONSELHEIROS, ESSAS FIGURAS REPUGNANTES, NÃO TRAZEM NENHUM BENEFÍCIO AOS CIDADÃOS, NÃOS JUSTIFICAM MINIMAMENTE A DESPESA QUE DÃO ERÁRIO. E BRIGAM PARA SEREM UNGIDOS, FORÇAM GOVERNANTES A "COMPRAR" SUAS VAGAS POR VALORES ABSURDOS, POIS OS QUE ESTÃO LÁ NÃO QUEREM SAIR, SÓ SAEM POR MUITO DINHEIRO ISSO É PUBLICADO CONSTANTEMENTE NA IMPRENSA. TEM QUE ACABAR COM ESTAS SINECURAS DE CONSELHEIROS DOS TCEs E MINISTROS DO TCU. MANTENHAM O CORPO TÉCNICO, QUE É COMPETENTE E ÚTIL. O POVO BRASILEIRO AGRADECERÁ MUITO.

Sitevip Internet