Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

DAS BASES

Botelho exorta vereadores a debaterem propostas para melhorar Legislativo e recebe comenda

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, recebe Comenda do Mérito Legislativo Nacional

Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, recebe Comenda do Mérito Legislativo Nacional

A necessidade de reformular conceitos e buscar alternativas que permitam ao Poder Legislativo, desde os municípios até o Congresso Nacional, deve começar com as discussões nas câmaras municipais. A sugestão partiu do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB),  durante o XIV Congresso Nacional dos Vereadores e Assessores de Câmaras Municipais, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, nesta quinta-feira (23).

 
Leia Mais:
- Notelho afirma que Taques mudou proposta e quer parcelar duodécimo atrasado de 2016 só em 2018

- Mato Grosso tem déficit orçamentário de quase R$ 2 bilhões para 2018 e Assembleia Legislativa se dispõe a ajudar

“Hoje o Poder Legislativo e o Poder Executivo estão em baixa. O comando está com o Ministério Público e o Poder Judiciário. Sugiro aos vereadores que discutam, nas câmaras municipais, o modelo de atuação do Legislativo e nos traga propostas”, definiu Botelho, após receber a Comenda do Mérito Legislativo Nacional, homenagem concedia pela União dos Vereadores do Brasil.
 
A honraria, também concedida ao presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, foi pelos relevantes trabalhos prestados aos legislativos municipais.
 
“Sinto-me muito honrado por essa comenda que recebo de vocês, vereadores, dos quais tenho muita simpatia”, agradeceu Eduardo Botelho que, em seu discurso conclamou a união de forças da classe política na luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 47, que trata da divisão das responsabilidades da União com as Assembleias Legislativas.
 
“O Parlamento Estadual legisla sobre poucos temas, ainda mais para um Estado como o nosso, com diferenças continentais muito extensas. Por exemplo, hoje não podemos legislar sobre o meio ambiente e isso tem que ser mudado”, declarou Botelho, ao lembrar que Mato Grosso possui três biomas: Pantanal, cerrado e Amazônia Legal.
 
Na oportunidade, o presidente da UVB, Gilson Conzatti, destacou que este ano houve uma renovação de 75% nas câmaras municipais do país. “Nesse primeiro ano, precisamos reinventar a forma de fazer política. São os vereadores que estão mais próximos da população e precisamos assumir uma posição diante de temas importantes”, afirmou Conzatti, ao pontuar reivindicações como o Novo Pacto Federativo.
 
Também participaram do evento o secretário de Estado de Cidades, deputado Wilson Santos (PSDB), representando o governador José Pedro Taques (PSDB), e o presidente eleito da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Rafael Piovezan, recém-eleito para o cargo.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet