Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CONFIANÇA NO FUTURO

Várzea Grande aumenta número de matriculados em escolas municipais e reduz déficit

Foto: Zé Luiz Siqueira / Secom-VG

Aumenta em 6% o número de alunos matriculados nas escolas municipais de Várzea Grande

Aumenta em 6% o número de alunos matriculados nas escolas municipais de Várzea Grande

O número de alunos matriculados nas escolas públicas municipais de Várzea Grande apresentou crescimento em relação às matriculas realizadas em 2016. A informação é do núcleo de Legislação e Normas da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município.


Leia também:
Prefeitura de Várzea Grande começa construção de 13 creches e abre quatro mil novas vagas
 
O novo levantamento realizado pelo setor, por determinação da prefeita Lucimar Campos (DEM), logo após o encerramento do período de matrículas, revela que, neste ano, a rede pública de ensino está recebendo 25.052 alunos, com um crescimento de 6,07% em comparação com 2016. O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidélis, recordou que, em dezembro de 2016, a municipalidade registrou 23.531 alunos matriculados.
 
Com a crescente demanda, ainda está sendo necessária a manutenção de salas anexas para atender aos estudantes. Três escolas iniciaram o ano letivo com salas anexas na rede: a EMEB Marilce Benedita no centro com cinco salas e 10 turmas, a EMEB Nair de Oliveira, no Mapim, com três salas e 6 turmas e a EMEB Júlio Corrêa no São Mateus com seis salas e 12 turmas.
 
Silvio Fidelis avaliou que os números foram recebidos com naturalidade, pois a população cresce e as crianças que atingem a idade escolar precisam ser atendidas. Outro fator mencionado pelo secretário são as melhorias que estão sendo efetivadas na Educação de Várzea Grande.
 
O secretário de Educação citou como exemplo as reformas de oito unidades como a escola Tenente Abílio Moraes no bairro 15 de maio que foi totalmente reconstruída e entregue em setembro do ano passado, após receber obras de reforma geral e ampliação, com investimentos de mais de R$ 1 milhão. O secretário destacou também a ampliação do atendimento para a Educação Infantil nas escolas municipais de Educação Básica.
 
No último  dia 21 de fevereiro, Lucimar Campos assinou juntamente com o secretário Silvio Fidelis a ordem de serviço para a construção de 13 novos Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEI. Com investimentos de 28 milhões de reais assegurados pelo programa Proinfância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contra partida do município. As novas creches também ampliará  a oferta de novas vagas, o que beneficiará mais 4 mil crianças de Várzea Grande.
 
Silvio Fidelis os investimentos vão além da infraestrutura, como também atingirá todos os servidores da Educação com capacitações já programadas e planejadas.
 
“Estamos aptos a atender essa nova demanda, em função até da otimização que foi feita de turmas e de escolas com salas anexas. Tínhamos algumas escolas com salas ociosas, que foram readequadas, além da aplicação dos nossos recursos humanos que foram remanejados”, argumentou ela.
 
“Vamos atender tranquilamente este crescimento que é um crescimento significativo.Temos também unidades escolares de excelência na nossa  rede pública. Na realidade, nós fizemos um planejamento Estratégico para adequar a Rede prevendo este crescimento”, definiu Fidélis.
 
“Vamos atender e não vai ter nenhum aluno que ficará sem vaga na rede pública. A educação tem sido prioridade  para a Administração Pública, e caminhamos para uma educação de excelência, com infraestrutura adequada e Recursos Humanos capacitado”, complementou secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet