Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

órgãos públicos

Apenas serviços essenciais mantêm funcionamento normal neste Carnaval; confira lista

Foto: GCom MT

Apenas serviços essenciais mantêm funcionamento normal neste Carnaval; confira lista
Neste feriado prolongado de Carnaval, muitos estabelecimentos e órgãos governamentais não funcionarão na capital mato-grossense, com exceção dos serviços essenciais, como a segurança, que funcionará em regime de plantão mantendo o atendimento à população. Os dias 27 e 28 (segunda e terça) são considerados ponto facultativo de acordo com o decreto nº 776, de 27 de dezembro de 2016. Já no dia 1º de março, quarta-feira de Cinzas, apenas o período da manhã não terá expediente do funcionalismo público, que retorna com atendimento normal a partir das 13h.


Leia mais:
Olodum, bloquinhos em Chapada, CarnaRock, eletrônico e muito mais na programação de carnaval

Para quem utiliza o Restaurante Prato Popular, que fica localizado no bairro Bandeirantes em Cuiabá, o serviço estará fechado entre segunda e quarta-feira, e volta a atender na quinta-feira (02) das 11h às 13h, conforme a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). A unidade presta auxílio e segurança alimentar para a população em situação de vulnerabilidade social.

O Ganha Tempo da Praça Ipiranga, na Capital, abriu neste sábado (25) e depois retoma o atendimento às 13h da quarta-feira (01) e na quinta-feira (02) retoma o funcionamento normal da unidade que é das 07h30 às 17h30. Já o Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping atende até sexta-feira e volta a atender a população às 13h da quarta-feira (01). O horário de funcionamento dessa unidade é das 10h às 19h. O Sine Matriz também retoma o atendimento normal na quinta-feira, das 07h30 às 13h30.

Saúde

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), estarão fechados durante o feriado o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacem), o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade e o Hemocentro. Na quarta-feira (01.03) o funcionamento destes órgãos será normal a partir das 13h.

Segurança

A Segurança Pública é um serviço essencial, por isso apenas as unidades administrativas irão parar durante o período festivo. A Polícia Militar de Mato Grosso vai empregar um efetivo de 1,3 mil policiais e 230 viaturas além do disponível normalmente. O reforço policial começou na sexta-feira (24.02) e segue até a quarta-feira de Cinzas (01.03) em todas as cidades do Estado e também em distritos.

O Instituto Médico Legal (IML), assim como as delegacias Especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.

Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

Em Cuiabá e Várzea Grande as unidades da Central de Flagrantes, do bairro Planalto, e a Central de Ocorrências, da Prainha, além da Central de Flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, estarão funcionando normalmente, e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências. No entanto, após o feriado, as ocorrências serão distribuídas às unidades especializadas que serão responsáveis por conduzir as investigações.

Interior do estado

Nas cidades do interior, as Delegacias de Polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado de Carnaval. A intenção é que em nenhum momento seja interrompido o atendimento à população e aos policiais que venham a encaminhar detidos às respectivas unidades para lavratura de flagrantes.

Boletim de Ocorrência Online

Internautas poderão obter atendimento online na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes. Para acessar a Delegacia Virtual clique aqui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet