Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MACHISMO À SER BANIDO

Desembargadora critica Musa do Mato-Grossense 2017: "machismo que precisa ser banido"

08 Mar 2017 - 16:48

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Maria Helena Póvoas

Maria Helena Póvoas

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Helena Póvoas, homenageou as mulheres que marcaram a história de Mato Grosso, durante a sessão plenária nesta terça-feira, véspera deste dia internacional das mulheres (08). Ainda sobre isso, aproveitou para criticar a campanha publicitária realizada pela TV Centro América, que anuncia votação para escolha da musa do campeonato mato-grossense de futebol.


Leia mais:
Mulheres do MST protestam contra reforma da previdência e violência; Ato interdita parte da Getúlio Vargas


“Quando eu ligo a televisão e vejo homens anunciando 'votem na musa do futebol', e os senhores conhecem aqueles cenários em que são apresentadas as mulheres objeto, isso me entristece muito. Porque elas se deixam levar por este ranço de machismo ainda existente no tecido social, que precisa ser banido de uma vez por todas”, criticou a desembargadora.

* Print da Campanha/site da TVCA 

A campanha à que se refere a presidente do TRE-MT entitula-se “Musa do Mato-Grossense 2017”, uma promoção do Globo Esporte, TV Centro América e Federação Mato-grossense de Futebol. O objetivo é eleger a representante do time que mais agrada ao paladar masculino. Dez candidatas disputam o prêmio, que será entregue no dia 26 de março. Durante a programação diária da Rede Globo, flashs da campanha são veiculados, com imagens das mulheres seminuas em ensaios que podem ser acessados pelo site da TVCA.
 
A desembargadora Maria Helena Póvoas lamenta a realização deste tipo de campanha, em pleno 2017. “Algumas mulheres não compreendem, ainda, o momento que a gente vive, que é um momento de realmente compartilhar a vida, de ter a ousadia de buscar o seu próprio caminho”. 
 
Adiante em seu discurso, enfatizou a valorização da mulher e propôs uma via de combate ao machismo que ainda vigora. “Politizar a mulher para que ela se veja como ente capaz, com plena capacidade, apta a entrar em qualquer disputa e ombrear os homens nos melhores postos de trabalho. Eu digo que, desde há muito, nós já trocamos o forno e o fogão pelo bisturi de alta precisão. Isso significa dizer que já trocamos os afazeres domésticos e a procriação como nossas únicas atribuições, para ombrear os homens em outras atividades de extrema relevância para a sociedade, e um exemplo disso é este colegiado. Deixo aqui minha homenagem às valorosas batalhadoras do dia a dia, que compreendem a necessidade de estar em todas as frentes da sociedade, frentes estas que nós abrimos na garra, com picadas de foice".

A desembargadora por fim aproveitou a oportunidade para destacar grandes personalidades femininas da história de Mato Grosso, criticando que muitas delas não recebem o devido reconhecimento. "Nosso Estado se orgulha de ter registros vigorosos da presença feminina no cenário das artes, no cenário político, na vida cotidiana, no cenário das letras, enfim, as mulheres mato-grossenses escreveram belas páginas na história deste Estado", disse a desembargadora.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet