Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

48 mil reais

Há 46 dias na UTI, garoto de 11 anos precisa de máquina de hemodiálise para sobreviver

Foto: Reprodução

Há 46 dias na UTI, garoto de 11 anos precisa de máquina de hemodiálise para sobreviver
Nilton tem 11 anos, mora com a família no bairro Cristo Rei em Várzea Grande. Há cerca de 46 dias se mudou para um local não muito agradável. Desde o dia 22 de fevereiro ele divide o quarto da Unidade de Terapia Intensiva com outros muitos pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Mato Grosso. Seu diagnóstico é de insuficiência renal crônica, ele necessita realizar hemodiálise todos os dias para continuar vivendo e está internado por falta de aparelhos na unidade hospitalar. Familiares pedem ajuda para comprar mais uma máquina de hemodiálise que custa aproximadamente R$ 48 mil reais para que ele possa sair da UTI.


Leia mais:
Após sessões de quimioterapia, garota de 2 anos precisa de doação de sangue para sobreviver

“Eles está morando dentro da UTI. Os médicos disseram que os rins dele estão parados. O aniversário dele é agora dia 16 de abril e ele me pediu ‘pai, queria tanto passar meu aniversário em casa’”, diz o pai, seu Dinilton Almeida para a reportagem do Olhar Direto, que no mento se reveza entre o trabalho de porteiro a noite, entregas de água durante o dia e acompanhante do filho no hospital.

Segundo seu Dinilton as máquinas de hemodiálise que a Santa Casa possui não são suficientes para o tratamento de todas as pessoas que necessitam. “Tem uma mãe lá que conseguiu uma máquina de doação, ela disse que custa mais ou menos uns R$ 48 mil reais. Essa máquina ajudaria não só o meu filho, mas várias outras crianças que precisam de tratamento lá no hospital”, explica o pai.

Em desabafo ele fala sobre a possibilidade de Nilton precisar realizar o tratamento fora de Mato Grosso. “Ele pode conseguir o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), mas imagina como é para um pai largar tudo, mudar para outro estado, deixar esposa e filho e para o Nilton deixar mãe, irmão, parentes para fazer tratamento em um lugar desconhecido, morando em abrigo. Isso piora o quadro psicológico dele. E o Estado tem que ver isso também, porque na Santa Casa tem muita gente do interior que não sabe dos seus direitos, são humildes e aceitam o que derem, possam a vida morando em hospital”.

A doença foi descoberta já em estado avançado, por isso a necessidade de realizar a hemodiálise diariamente. “Foi silenciosa, levamos na Policlínica e ele começou a fazer tratamento para anemia, depois que descobriram que era um problema sério. Os médicos cogitam um transplante, mas só pode entrar para a lista depois de três meses. Agora o que a gente quer é que ele saia da UTI por causa do risco de contaminação e isso seria possível com a máquina nova”, diz seu Dinilton.

A hemodiálise é um método de filtração do sangue realizado por uma máquina que funciona como um rim artificial. No caso de Nilton ela deve ser feita de segunda a sexta e tem duração de pouco mais de 3h, diariamente.

Para ajudar basta entrar em contato com seu Dinilton pelo telefone (65) 99281-6592 ou realizar um depósito bancário em conta Bradesco, agência: 1517-2 conta corrente: 0002135-0 em nome de Dinilton Almeida Souza.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet