Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Troca de tiros

Criminosos usam drone para "monitorar" ações da Polícia na Serra do Caldeirão; três foram presos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Criminosos usam drone para
Criminosos que invadiram o garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (458 km de Cuiabá) estão utilizando um drone para evitar abordagens da polícia no local. A situação foi constatada na terça-feira (7), durante uma ação de fiscalização na região, que resultou na prisão de três homens identificados como Oseas Rodrigues de Oliveira, 38, Wilma de Souza Silva, 35, e José Ildon Santos de Oliveira, 42. Na ação houve troca de tiros com um quarto suspeito que ainda não foi encontrado.  


Leia mais:
Garimpeiros voltam à Serra do Caldeirão para ‘proteger’ espaço de extração ilegal de ouro


Eles trabalhavam na extração de ouro no local e fugiram em uma caminhonete modelo L.200 depois de avistar a viatura do Batalhão de Operações Especiais (Bope), sendo capturados em seguida em um bloqueio da Polícia Militar (PM). No local os profissionais também se depararam com um rapaz escondendo alguns objetos no mato. Diante da situação, ele sacou uma arma semelhante a uma carabina e apontou para os policiais, dando início a troca de tiros.

Uma equipe da Rotam também foi acionada para auxiliar nas buscas por outros possíveis infratores. De acordo com o boletim de ocorrência nº20177816, quatro policiais civis realizavam uma operação no local, por determinação expressa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A Serra do Caldeirão vem sendo constatamente invadida por garimpeiros, tendo sido desocupada pela quarta vez em janeiro deste ano, após confronto das forças de segurança com homens fortemente armados

No dia 23 de fevereiro, o vice-prefeito da cidade, José Nogueira (PMDB), confirmou ao Olhar Direto que garimpeiros haviam retornado para a Serra. Segundo ele, os aventureiros estariam no local para proteger os espaços onde extraíam ouro ilegalmente, com medo de que outras pessoas ‘roubem’ o lugar.

No dia anterior a Justiça Federal determinou que as forças de segurança permaneçam, por mais 30 dias, no garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e evitando novas ocupações. A ordem foi emitida após solicitação do Ministério Público Federal (MPF). Entre novembro de 2015 e janeiro de 2016 duas grandes operações foram realizadas para que centenas de  garimpeiros fossem retirados da área.

 De acordo com o MPF, além de impedir o retorno de garimpeiros para a área de mineração, as polícias também trabalham para garantir a segurança interna para todo o município. O MPF argumentou que os fatos que motivaram a presença da polícia no local ainda são uma realidade. Ainda há muitas pessoas acampadas de forma improvisada no município de Pontes e Lacerda, tanto na área urbana quanto na área rural. Foram registradas 4 mortes por conta do garimpo ilegal além de mais de cinquenta prisões. Somente no início de fevereiro 30 pessoas foram presas envolvidas com atividades ilegais de mineração em Pontes e Lacerda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet