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Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

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UFMT é a melhor instituição de ensino superior do Estado, segundo Inep; Unic é última colocada

Da Redação - André Garcia Santana

10 Mar 2017 - 11:43

Foto: Reprodução

UFMT é a melhor instituição de ensino superior do Estado, segundo Inep; Unic é última colocada
Com conceito 4 no Índice Geral de Cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) mantém a melhor colocação entre as unidades do Estado. Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015 foram divulgados na quarta-feira (8) e podem chegar ao máximo de 5 pontos, apontando nota contínua de 3,0586 para a instituição.

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A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) tem a segunda maior nota, tendo apresentado 2,5212 de média continua e conceito 3 na faixa geral. A instituição é seguida pelo Instituto Federal de Ensino (IFMT), com 2,5218 e conceito 3, e pela Universidade de Cuiabá (Unic), único empreendimento particular a aparecer na lista com pontuação de 2,6341 e conceito 3.

De acordo com o Inep, o índice leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação. Na avaliação da presidente do Instituto, Maria Inês Fini, o IGC de 2015 não indica uma melhoria significativa das instituições avaliadas, considerando que o IGC vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes.

Nesse ano, 0,4% das instituições obtiveram o índice 1; 14,4%,  2; 67%,  3; 16,6%, 4; e, 1,1%, o índice 5. Outras 0,4% ficaram sem conceito devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do exame.As instituições públicas obtiveram desempenho melhor que as privadas nos índices;  28% obtiveram conceito 4 e 4,9% conceito 5. Entre as particulares, essas porcentagens foram respectivamente 15% e 0,6%. 

A pasta divulgou também o chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC) que, em 2015 avaliou os cursos de graduação de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Além dos cursos tecnológicos de comércio exterior, designs de interiores, moda,  gráfico, gastronomia, de gestões comercial, qualidade, recursos humanos, financeira, pública, logística, marketing e processos gerenciais.  

Entre os cursos, 0,3% tiveram o conceito 1 e 11%, 2, considerados insuficientes. Outros 57,7% obtiveram o conceito 3; 26,5%, 4 e 1,2%, 5. Considerados os cursos, as  instituições particulares superaram em porcentagem as públicas com o conceito máximo, 1,4% obtiveram conceito 5 contra 0,4%. Com avaliação 4, as públicas superaram as privadas, com 32,9% dos cursos avaliados contra 25,5% das particulares.

"Como educadora, qualquer percentual que se apresente abaixo da média é preocupante para quem faz uma educação de qualidade, que deseja isto como objetivo de Estado e nação", avalia  Mariangela Abrão, coordenadora-geral substituta de Controle da Qualidade da Educação Superior do Inep. Ela destaca que nos últimos anos houve um aumento no número de pessoas que fazem o ensino superior e que, após a expansão, é necessário melhorar a qualidade.

Nessa edição, foram avaliados 8.121 cursos de 2.109 instituições de ensino.  Foram inscritos 549.487 concluintes e 447.056 participaram da avaliação.

1 comentário

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  • CElimara Solange
    11 Mar 2017 às 11:35

    PArabéns a todos os profissionais da educação que apesar do pouco apoio dos governos estadual e federal, conseguem realizar um trabalho cujo o resultado é a melhora na qualidade do ensino.

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