Olhar Direto

Terça-feira, 25 de julho de 2017

Notícias / Política MT

Duas maiores bancadas da AL fecham acordo para apoiar Zé Domingos ao TCE

Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

14 Mar 2017 - 18:05

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

José Domingos Fraga conta com simpatia de grandes bancadas

José Domingos Fraga conta com simpatia de grandes bancadas

Duas das maiores bancadas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso fecharam acordo para apoiar a candidatura de José Domingos Fraga (PSD) à vaga que se abrirá para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE): PSD, com seis votos, e PSB, com quatro. Também estão na disputa pela cadeira no TCE outros dois parlamentares, Guilherme Maluf (PSDB) e Sebastião Rezende (PSC).

Leia Também:
Preparado para “disputa silenciosa” contra Maluf, Domingos não abre mão de se candidatar ao TCE

O acordo é assegurado por importantes lideranças de cada uma das siglas, como o presidente regional do Partido Social Democrata, vice-governador Carlos Fávaro, e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB). Segundo eles, Zé Domingos, que há dez anos faz parte da Comissão Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), se prepara há mais tempo para isso.

“Nosso partido, o PSD, tem um nome competente e capacitado; está disposto, quer encerrar a sua carreira política, se programou para isso, é um grande estudioso de orçamento, é um destaque incontestável em orçamento público: o deputado Zé Domingos. O partido apresenta o seu nome à ALMT. Ele tem o apoio dos seis deputados do PSD. Se for escolhido, será um grande conselheiro”, afirmou Carlos Fávaro.

Por outro lado, o presidente do PSD garante que não vai interferir nas discussões feitas pela bancada como forma de respeitar a autonomia do Poder Legislativo em relação ao Executivo. Recentemente, informações de bastidores davam conta de um interesse de outro deputado do PSD, Gilmar Fabris, sem se candidatar à vaga.

No mesmo sentido, reconhecendo a experiência de Zé Domingos, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa e influente na bancada de quatro parlamentares do PSB, também o defende como próximo conselheiro indicado pelo Poder Legislativo estadual.

“Zé Domingos é quem trabalha há mais tempo. A indicação da ALMT não quer dizer que seja um deputado. É essencial notório saber, idoneidade ilibada. Não quer dizer que tem que ser deputado. Posição minha: defendo Zé Domingos, mas vou respeitar a maioria”, argumentou o presidente da Assembleia Legislativa.

Se todos os parlamentares dos dois partidos, incluindo José Domingos, que é do PSD, mantiverem os votos unificados, são garantidos 10 sufrágios. Com isso, ainda são necessários pelo menos mais três para garantir maioria, no plenário das deliberações Renê Barbour. Sebastião Rezende pode recuar no caso de não viabilizar a candidatura e declarar voto em um dos outros dois favoritos.

Enquanto isso, Maluf possui o apoio da bancada do PSDB e costura apoio de parlamentares de siglas esparsas. Apesar de não ter o apoio declarado de nenhuma outra bancada, ele foi o último presidente da Assembleia Legislativa e possui forte influência nos corredores do Edifício Dante Martins de Oliveira. (Colaborou Ronaldo Pacheco)

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jose
    15 Mar 2017 às 09:36

    Gente, o cara foi prefeito por 3 mandatos, secretario de estado, é formado, e voces ainda ficam questionando qualificação, ninguem é prefeito da maior cidade produtora de soja por 3 mandatos se nao tiver pleno conhecimento de admnistração publica e gestão. Ele pode ser desclassifcado por outros motivos, mais este acho dificil.

  • andre
    15 Mar 2017 às 07:10

    VERGONHOSO!!!! QUAL A QUALIFICAÇÃO DESSE DEPUTADO??? QUE QUE ELE SABE SOBRE TRIBUNAL DE CONTAS???

  • neto
    14 Mar 2017 às 20:11

    ai,de repente, um deputado surge com um alto grau de conhecimento... apresenta um ou outro diploma de graduação ou pós do sistema pp (pagou passou) e vai ser conselheiro... nunca tive tanta vergonha em ser mato-grossense.. ultrapassa o absurdo...

  • Aderbal Siqueira
    14 Mar 2017 às 19:04

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet