Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CADEIRA COBIÇADA

Oposição firma “pacto” com Sebastião Rezende e esquenta disputa por vaga no TCE

Foto: AL-MT

Oposição firma “pacto” com Sebastião Rezende e esquenta disputa por vaga no TCE
Embora o deputado Sebastião Rezende (PSC) tenha afirmado considerar muito “cedo” para travar discussões sobre a disputa interna pela indicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, seu nome figura como um consenso entre os deputados da oposição. A afirmação foi feita pela deputada Janaina Riva nesta terça feira (14).


Leia Também:
- Sebastião Rezende entra como “terceira via” na disputa com Maluf e Fraga por vaga no TCE

- Duas maiores bancadas da AL fecham acordo para apoiar Zé Domingos ao TCE


Segundo a deputada, os parlamentares firmaram um “pacto” com Rezende e, caso ele de fato seja candidato à vaga, a oposição votará em unidade.

“A oposição tem na verdade um pacto com o Sebastião. Então, a gente vai aguardar uma reunião entre todos os deputados e conversar com o Sebastião também para ver qual o caminho que nós vamos trilhar. Muito provável que nós vamos permanecer unidos, com um nome de consenso”, afirmou.

Oficialmente, os deputados que compõem a oposição são: Janaina Riva (PMDB), Zeca Viana (PDT), Allan Kardec e Valdir Barranco, ambos do PT. Caso a declaração da deputada se mantenha, além de esquentar a disputa Rezende pode acumular votos de parlamentares que ainda não se decidiram.

Além de Sebastião Rezende, já demonstraram interesse no cargo de conselheiro o primeiro secretário Guilherme Maluf (PSDB) e José Domingos Fraga (PSD). E, mais recentemente, passou a circular nos bastidores a informação de que outro deputado do PSD, Gilmar Fabris e o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques também podem entrar para a disputa.

Maioria dos votos

Por outro lado, conforme divulgado pelo Olhar Direto, o deputado Zé Domingos espera conseguir a maioria dos votos dos parlamentares da base aliada ao Governo. A predileção em indicar o deputado já foi confirmada por líderes das duas maiores bancadas da Assembleia.

“Nosso partido tem um nome competente e capacitado; está disposto, quer encerrar a sua carreira política, se programou para isso, é um grande estudioso de orçamento, é um destaque incontestável em orçamento público: o deputado Zé Domingos. Ele tem o apoio dos seis deputados do PSD”, disse o vice-governador Carlos Fávaro, que é presidente regional do Partido Social Democrata (PSD).

O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (PSB) também considera Zé Domingos - que há dez anos faz parte da Comissão Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) – a pessoa mais capacitada para assumir o cargo.

Botelho, que tem forte influência com os deputados do seu partido, poderia acumular pelo menos mais quatro votos para o social democrata.

Se todos os parlamentares do PSB e PSD, incluindo José Domingos, mantiverem os votos unificados, são garantidos 10 sufrágios. Com isso, ainda são necessários pelo menos mais três para garantir maioria no plenário. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet