Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Notícias / Política MT

Lenine Póvoas é escolhido para ocupar a procuradoria-geral da Câmara em substituição a Faiad

Da Redação - Érika Oliveira

17 Mar 2017 - 16:22

Foto: Paulo Victor Fanaia Teixeira / Olhar Direto

Lenine Póvoas é escolhido para ocupar a procuradoria-geral da Câmara em substituição a Faiad
O advogado Lenine Póvoas, considerado referência no Direito Eleitoral, foi escolhido para assumir a Procuradoria-geral da Câmara de Vereadores de Cuiabá em substituição ao advogado Francisco Faiad (PMDB), que pediu para ser exonerado do cargo após ter sido preso durante a 5º fase da Operação Sodoma.

A informação foi confirmada pelo próprio Lenine, que afirmou ter recebido o convite do presidente do Legislativo, Justino Malheiros (PV) nesta sexta-feira (17).

Leia mais:
Vereadores devem se reunir na manhã de quinta para discutir possível retorno de Faiad à Câmara

O nome do advogado teria sido sugerido para os parlamentares em função de seu perfil técnico e de sua atuação em questões ligadas ao Direito Eleitoral. Ele também é filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Maria Helena Póvoas.

Volta de Faiad

Na semana passada, havia sido ventilada a possibilidade do retorno de Faiad à procuradoria da Casa de Leis. A volta do advogado atenderia a um desejo do presidente do Legislativo, mas enfrentou resistência de alguns parlamentares, por acreditarem que a acusação de corrupção poderia prejudicar a imagem do parlamento.

De acordo com as investigações, Faiad, quando foi secretário de Estado de Administração, ajudou a operar um esquema liderado pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB) de desvio de dinheiro e recebimento de propina. Parte do valor desviado servia para pagar dívidas da campanha de Francisco Anis Faiad e Lúdio Cabral.

Faiad substituiu César Zílio na SAD e, segundo o MPE, "herdou" o esquema na secretaria, passando a atuar também na cobrança de propina e desvio de dinheiro junto a empresa de combustíveis. A Marmeleiro foi responsáveis pelo fornecimento de combustível dos dois candidatos.

 

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jadir
    18 Mar 2017 às 09:15

    Dentre tantos nomes experientes e com grande cabedal jurídico ele foi indicado.

  • Carlos Tadeu
    18 Mar 2017 às 08:07

    Acho um absurso deixar de ressaltar com destaque a formação profissional do Dr. Lenine, para enfatizar ser filho de Desembargadora....lamentável..

  • Lucio
    17 Mar 2017 às 18:01

    Filho d desembargaores sao sempre referencia né

Sitevip Internet