Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

vai mudar

Deputados federais de MT defendem alterações na reforma da previdência

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Deputados federais de MT defendem alterações na reforma da previdência
Pelo menos quatro dos oito deputados federais de Mato Grosso deverão defender alterações na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, que trata da reforma da Previdência Social. A proposta enviada ao Congresso pelo presidente Michel Temer (PMDB) trás temas como o aumento da idade mínima para aposentadoria a partir dos 65 anos, sendo 49 anos de tempo de contribuição; igualdade entre homens e mulheres, trabalhadores do campo e da cidade e o fim da aposentadoria especial de professores e policiais militares.


Leia mais:
Regime de recuperação deve obrigar Mato Grosso a aumentar alíquota previdenciária

Além do deputado federal Ságuas Moraes (PT), que se coloca como mais ferrenho opositor a PEC 287 entre os parlamentares de Mato Grosso, Fabio Garcia (PSB), Adilton Sachetti (PSB) e Nilson Leitão (PSDB) também deverão engrossar o coro contra o texto original da reforma. No caso dos parlamentares do PSB, a sigla trabalha em um substitutivo integral para a PEC.

“Nós estamos apresentando um projeto substitutivo com muitas alterações, principalmente no texto da Reforma da Previdência que vai expor a posição do PSB com relação a esse tema. Temos muitas diferenças como na questão da aposentadoria rural, na questão da obrigatoriedade dos 49 anos para aposentadoria integral, temos questionamentos quanto à regra de transição. Então a gente tem alguns pontos que nós estamos tentando resolver”, pontuou Fábio Garcia, presidente do PSB em Mato Grosso.

No mesmo caminho deve seguir o deputado Adilton Sachetti, correligionário de Garcia. Uma postura parecida, mas radicalmente contra é a de Ságuas Moraes. O deputado federal do PT chama a PEC 287 de “pacote de maldades” e alerta o risco de muitos brasileiros, especialmente trabalhadores rurais, não conseguirem nunca alcançar a aposentadoria integral. “Não se trata de reforma, mas desmonte da previdência”, asseverou Ságuas, em várias ocasiões.

Em uma linha amena, mas ainda assim a favor de modificações no texto original, está o deputado federal Nilson Leitão. Ele ressalta que o Congresso costuma alterar maioria absoluta dos projetos e que não será diferente do texto da PEC 287 em busca de suavizá-lo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet