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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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MT recebe aval para passar por avaliação de risco para conseguir financiamento para terminar VLT

Foto: Gcom-MT/Mayke Toscano

MT recebe aval para passar por avaliação de risco para conseguir financiamento para terminar VLT
O Estado de Mato Grosso passará por uma avaliação de risco para saber se possui capacidade de endividamento para conseguir uma nova linha de credito de aproximadamente R$ 600 milhões, quantia necessária para concluir as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Atualmente, a União não oferece novos financiamentos, mas o governador Pedro Taques (PSDB) conseguiu uma autorização pessoalmente com o presidente Michel Temer (PMDB), nesta terça-feira (21).


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Após uma reunião com o presidente, Taques foi recebido pelo presidente da Caixa Econômica, Gilverto Roque, e pelo vice, Roberto Dezirê, que, segundo informações da assessoria de imprensa do governador, afirmaram ter a ordem de “atender Mato Grosso”.

“Estivemos na Caixa Econômica após várias reuniões de articulação em Brasília e, com o aval do presidente Michel Temer hoje, devemos retomar em breve a obra do VLT por meio de uma nova linha de crédito com a Caixa. Estamos nas tratativas finais de um acordo com o Consórcio responsável e temos uma equipe do Governo focada somente nisso. É uma obra muito importante para Mato Grosso e um compromisso nosso de que daremos continuidade”, disse o governador, através da assessoria.

Uma nova reunião deve ocorrer ainda esta semana na Caixa Econômica Federal, em que será feita a avaliação de risco de Mato Grosso para a aquisição de nova linha de crédito e, em breve, o contrato poderá ser assinado.

Acompanhou o governador o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos. Atual responsável pela implantação do VLT, ele tinha como meta retomar a obra ainda em março, mas esbarrou em questões financeiras e judiciais. De açodo com ele, no entanto, a possibilidade de retomada nos próximos meses é alta.

“O próximo passo agora é comprovarmos capacidade de endividamento do Estado, mas o presidente da Caixa Econômica elogiou o nosso Governo por mantermos em dia o pagamento das dívidas. Tudo nos leva a crer que nas próximas semanas garantiremos os recursos finais para retomarmos a obra e concluí-la sem nenhum risco de insuficiência financeira”, afirmou Wilson Santos.

VLT
 

A obra do modal de transporte está paralisada desde o final de 2014 e, devido à divergência entre os valores solicitados pelo consórcio para concluir o VLT e o valor que a atual gestão está disposta a pagar, o governador judicializaou a questão.
 
O governo passado já pagou R$ 1,066 bilhão ao consórcio VLT Cuiabá, do total de R$ 1,477 bilhão pelo qual a obra foi contratada. Com base no relatório da consultoria KPMG, o governo estadual aceita pagar ao consórcio R$ 191 milhões a mais que o contrato assinado em 2012, que foi de R$ 1,477 bilhão. Ou seja, no total, o VLT sairia por R$ 1,668 bilhão - dos quais faltariam R$ 602 milhões a serem pagos pela atual gestão.

Contudo, para concluir a obra, o consórcio havia solicitado o total de R$ 2,2 bilhões, ou seja, R$ 1,2 bilhão a mais do que já foi pago. Sem acordo imediato, a questão está sendo discutida na Justiça e, apesar de ser ventilado já existir um novo acordo, Governo e Consórcio não divulgam valores. 
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